Júri simulado e aula inaugural dão início a recepção de calouros da Faculdade de Direito

Nos dias 7 e 14 de agosto, a Faculdade de Direito (Fadir), por meio da Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACCrim) e do Centro Acadêmico Jorge Eustácio Frias (Cajef), promove uma sessão simulada de julgamento do Tribunal do Júri e uma aula inaugural, no auditório 2 do Complexo Multiuso 1, na Cidade Universitária. Os eventos fazem parte das atividades de recepção de calouros e já se tornaram uma tradição da Fadir. A programação é aberta a comunidade e haverá emissão de certificado aos participantes.

O júri simulado terá início às 18h30 desta quarta-feira, 7,  e tem como objetivo colocar em prática as lições já aprendidas pelos estudantes de Direito e desperta a importância da argumentação, do debate científico e do senso de justiça. “[A atividade] prepara os alunos para desempenhar as várias funções que são exigidas na sessão de julgamento”, afirma a professora e coordenadora da ação, Rejane Alves de Arruda.

“Os calouros terão oportunidade de prestigiar seus veteranos em uma verdadeira competição de oratória, persuasão e debate jurídico; sobre dois casos reais de homicídio”, conta o estudante e presidente da LACCrim, João Victor Santana. Para participar do júri simulado, não há necessidade de inscrição prévia.

Já no dia 14, às 19h, será promovida a aula inaugural do segundo semestre de 2024, ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo Gustavo Badaró. A entrada é aberta, gratuita e as inscrições podem ser feitas aqui.

A colaboração entre a LACCrim e o Cajef é vista por João Victor como resultado do empenho e dedicação dos estudantes, que procuram apresentar aos calouros diversas iniciativas da Universidade. “A parceria e a cooperação fortalecem os vínculos e unem esforços para a promoção das melhores experiências aos novos estudantes”, finaliza.

Texto: Nayane Aleixo, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica