No dia 25 de junho, a Jornada Ricoeur UFMS: Filosofia e Ciências Humanas apresenta sete painéis temáticos sobre as contribuições do filósofo francês Paul Ricoeur para as disciplinas de ciências humanas, a fenomenologia e a hermenêutica. O evento é aberto a toda a comunidade e será realizado das 8h às 17h30, no anfiteatro Marçal de Souza Tupã – Y, na Cidade Universitária. As inscrições estão abertas aqui.
A primeira edição da Jornada é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa Subjetividade, Filosofia e Psicanálise ao longo de 13 anos de produção científica, com temáticas da Epistemologia, Antropologia Social e Educação baseadas no referencial ricoeuriano.
O professor da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) e coordenador do grupo, Weiny César Freitas Pinto, explica que essas pesquisas serão expostas e abertas a discussão entre a comunidade universitária presente no evento, gerando um diálogo mútuo e a difusão do pensamento do autor. “Temos professores de Antropologia, Filosofia, Psicologia, História e Música da UFMS que estarão expondo seus trabalhos, o que destaca a diversidade de Ricoeur”, destaca.
Para o estudante do Curso de Filosofia Pedro Henrique Cristaldo Silva, a iniciativa será um momento de aprendizagem voltado para ampliação das pesquisas. “A Jornada Ricoeur, para mim, como estudante universitário e pesquisador ricoeuriano, consiste na interação coletiva e interdisciplinar entre diversos pesquisadores das Ciências Humanas na UFMS, além de proporcionar um aprofundamento acessível ao pensamento teórico do autor francês para o público externo à Universidade”, afirma.
Além da participação de professores e estudantes da Fach, do Câmpus de Nova Andradina e das Faculdades de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) e de Educação, o evento terá a presença de servidores da Secretaria de Assistência Social e dos Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso do Sul e de alunos do ensino médio das escolas estaduais Waldemir Barros da Silva e Prof. Silvio de Oliveira dos Santos e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul.
Ao final da Jornada, haverá apresentação musical com a participação de professor William Teixeira e do estudante Caio Bressan do Curso de Música da Faalc.
A programação completa do evento está disponível nesta página.
Texto: Nélida Navarro