Jogos em Família promovem diversão a crianças de 6 a 12 anos de toda a comunidade

O Ginásio Moreninho na Cidade Universitária sedia neste sábado, 18, mais uma edição dos Jogos em Família. Gratuito e aberto a toda a comunidade, o projeto promove recreação com atividades lúdicas para crianças de 6 a 12 anos de idade e seus familiares. 

A ação, promovida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Física, será realizada das 15h às 17h e não requer inscrição prévia.

Segundo o coordenador, Junior Vagner Pereira da Silva, o objetivo é, a cada encontro, proporcionar experiências com diferentes tipos de jogos, como os tradicionais e os esportivos. “No dia 18, entre outras atividades, trabalharemos com os jogos simbólicos nos quais exploramos o ‘faz de conta’ e a imaginação. Em sua maioria são jogos envolvendo dramatização e incorporação de personagens, acompanhados de cantigas”, aponta.

Como exemplo, o professor cita a História do pintinho, na qual os participantes aprendem uma música e movimentos corporais que a dramatizam. Em seguida todos saem para o pega-pega protagonizado pelo gavião, que é um dos personagens da história, incorporado por um dos participantes. “A imitação durante a música permite a criatividade de todos e garante excelentes gargalhadas. No jogo, a pessoa que foi pega pelo gavião se junta a ele no círculo central na quadra e se inicia um novo ciclo, agora com dois gaviões. O ciclo se repete até que todos sejam pegos e se tornem gaviões”, explica. 

As atividades dos Jogos em Família são adaptadas pelos membros do PET para atender às condições de qualquer faixa etária, de modo que idosos, adultos e adolescentes consigam participar, ainda que o público-alvo seja de crianças. 

No projeto está prevista uma edição por mês em 2024. Em abril, as expectativas foram superadas. “Tivemos cerca de 20 famílias participando, algumas delas com mais de uma criança. Isso é muito relevante para a ação e para a compreensão do jogo no contexto contemporâneo, pois permite a superação de uma percepção saudosista e romântica em relação aos tempos nos quais era possível brincar e jogar nas ruas, para um remodelamento e criação de novas possibilidades para democratização e potencialização de ações de lazer entre famílias”, afirma o coordenador.

Para este sábado, 18, o coordenador prevê a presença dos participantes das edições anteriores e também de mais famílias de toda a comunidade. 

Texto: Ariane Comineti 

Fotos: Álvaro Herculano – Confecção e soltura de pipa no monumento símbolo da UFMS, nos Jogos em Família de janeiro de 2024