Jpeg

Intercâmbio com a Colômbia rende boas experiências para acadêmicos

Estudantes interessados em participar da experiência já podem se inscrever em novo processo seletivo

 

Em janeiro de 2019 o estudante do curso de Matemática do campus de Paranaíba, Paulo Felipe Toro, embarcou rumo à Colômbia. Na bagagem levava a expectativa de quem saía do país para estudar. Igualmente, Rodrigo Buitrago Ramirez, acadêmico de Engenharia Eletrônica da Escuela Colombiana de Ingeniaría Julio Garavito, trazia ao Brasil os anseios por conhecimento.

Ambos participaram do Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (Bracol), firmado entre UFMS e Escuela por meio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Os cinco meses de intercâmbio terminam agora em maio e ontem (23) os alunos participaram de uma videoconferência com o reitor Marcelo Turine, a vice-reitora Camila Ítavo, o diretor da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova), Marco Antônio de Oliveira Mattos, e a chefe da Divisão de Relações Internacionais, Carolina Nantes.

“Fico muito feliz de a Universidade dar oportunidade de experiências como essas aos nossos alunos. Tenho certeza que além do conhecimento na área de formação e de uma nova língua, puderam aproveitar também experiências sociais, que fazem parte do desenvolvimento do cidadão”, apontou o reitor Marcelo Turine. “Parabenizo aos nossos servidores pelo trabalho e a vocês pelo entendimento de que esse é um processo muito rico para o seu crescimento e também para a nossa Universidade. Essa conexão, essa integração com os países da América do Sul é muito importante para a internacionalização institucional”, lembrou a vice-reitora Camila Ítavo.

Para a diretora do campus de Paranaíba, Andréia Cristina Ribeiro, a troca de conhecimentos tanto no aspecto educacional quanto no cultural agrega muito aos acadêmicos. “Ao mesmo tempo que têm contato com novas realidades também valorizam o que temos aqui. Temos relatos de alunos que realizaram essa experiência e observaram que nossa Instituição tem um ensino e práticas muito bacanas, alinhadas às de outras universidades internacionais. A participação em intercâmbios e cursos fora do país motiva os demais alunos a vislumbrarem essa oportunidade e nós incentivamos com a promoção de roda de conversa e relatos”, disse.

Vivências

Paulo Felipe Toro contou que já pensava em realizar estudos fora do Brasil ao escolher o curso e a faculdade para sua graduação, por isso optou pela UFMS. No intercâmbio realizou diversas atividades, ampliando sua rede de contatos e a expectativa para projetos em outro país. “Meu intuito aqui era conhecer e tentar uma oportunidade para alguma pesquisa e consegui isso tanto na Escuela quanto em outras instituições, com eventos e reuniões que a própria Escuela propôs, indicações para contato com outros professores e também para o estudo na Universidade Pedagógica Nacional (UPN), experiência importante para o mestrado que pretendo realizar. Outra questão bastante interessante foi uma nova visão da licenciatura, muito rica para quem está nessa área e quer seguir como professor. No lado pessoal posso dizer que estar longe de casa, dos familiares e amigos nos traz amadurecimento”, apontou.

Rodrigo Buitrago Ramirez confirma que a independência trouxe responsabilidade. “Aprender a organizar o tempo, as atividades e os gastos e também desenvolver o controle emocional da saudade nos faz adquirir um equilíbrio importante para nossa vida pessoal e profissional. Encontrei na UFMS muitas pesquisas interessantes e da minha área de interesse que é eletrônica de potência. Fui muito bem acolhido pelos professores e alunos da Universidade e pude atuar junto a pesquisadores na pós-graduação em Engenharia Elétrica. Me senti bastante motivado a retornar para o mestrado”, finalizou.

Nova oportunidade

Os estudantes de graduação da Universidade interessados em realizar intercâmbio na Colômbia podem participar de novo processo seletivo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 2 de junho clicando aqui. Será oferecida uma vaga para estudo na Universidad Pedagogica Nacional (UPN) durante um semestre, a partir de agosto de 2019. O valor da bolsa mensal é de R$ 1.800,00, destinada a alojamento e alimentação. Entre os requisitos mínimos para se candidatar à bolsa estão: perfil acadêmico de excelência; ter integralizado, no mínimo 20% e no máximo 80% da carga horária do curso; ser proficiente em Espanhol. O estudante selecionado deverá, ainda, arcar com os custos de passagens e seguros.

Mais informações sobre o processo seletivo, bem como os procedimentos de inscrição e a lista de cursos da UPN podem ser obtidas no Edital abaixo. Outras informações sobre os programas de intercâmbio estão disponíveis no site da Aginova.

Download (PDF, 341KB)

 

Texto e fotos: Ariane Comineti