Na manhã desta quarta-feira (6), a edição do projeto Reitoria Itinerante foi realizada no Instituto de Matemática (INMA). Professores, estudantes e técnicos participaram da reunião que tem como objetivo aproximar ainda mais a administração central da comunidade acadêmica a fim de conhecer melhor as demandas das unidades.
“Hoje contamos com um prédio exclusivo, que era um sonho antigo”, conta a diretora do INMA, Patrícia Sandalo Pereira. De acordo com a diretora, hoje o Instituto tem quase 300 acadêmicos matriculados em cursos de graduação e nos programas de pós-graduação, e 41 professores, entre efetivos, visitantes e substitutos. “Nosso grande desafio é atender os cursos das demais unidades. No primeiro semestre, por exemplo, fomos responsáveis por ministrar disciplinas a 96 turmas e neste semestre estamos atendendo 86. Isso corresponde a quase 8 mil estudantes”, destacou Patrícia.
Para o reitor Marcelo Turine a maior proximidade com os servidores e estudantes tem sido um sucesso, pois permite tratar de forma mais eficiente as demandas para o próximo ano. “Estamos em constante diálogo com as unidades, especialmente nos momentos de elaboração dos planos de Desenvolvimento Institucional e de Desenvolvimento da Unidade. Mas, as edições da Reitoria Itinerante nos permitem trazer representantes de todas as pró-reitorias, secretarias e agências em um momento único. O INMA foi a décima primeira unidade a receber o projeto”, explicou Turine. “O Instituto é uma das unidades que apresenta grande perspectiva de crescimento, em especial, por meio das ações e projetos que aproximam a Universidade das escolas de ensino básico, como o Ciência na Escola”, ressaltou.
“Desde que assumimos a administração da Universidade, vimos buscando tomar medidas que promovam a maximização na utilização de recursos financeiros. Por exemplo, modificamos toda a estrutura e funcionamento de impressões e conseguimos reduzir os custos em 80% e promover maior sustentabilidade, por meio da baixa utilização de papéis. Recentemente, trocamos o sistema de telefonia e isso vai gerar uma economia de 1,4 milhão de reais nos próximos anos. Para que isso aconteça, contamos com a colaboração e compreensão de todos”, disse a vice-reitora Camila Ítavo. Segundo a vice-reitora, desta forma os recursos economizados podem ser aplicados em outras áreas.
Em todas as unidades onde é realizada, a Reitoria Itinerante tem conquistado a aprovação dos servidores e acadêmicos. “É um projeto importante, pois podemos interagir com os gestores e apresentar nossas demandas de forma direta”, comentou a professora Fernanda Malinosky. A técnica Ariane Eidan também aprovou a iniciativa e diz que o diálogo mais direto é fundamental. “Conseguimos repassar nossas necessidades diretamente aos responsáveis pela administração e isso é muito bom”, falou o acadêmico José Ivan de Melo.
“Temos orgulho do Instituto que vem desenvolvendo suas atividades junto à Universidade, mas principalmente, junto à sociedade. Acrescenta-se a isso o fato de os indicadores do INMA hoje serem bastante positivos. Os dois programas de pós-graduação são muito bem avaliados, ambos com nota cinco e acredito que isso possa melhorar nos próximos anos por conta dos projetos implementados”, reforçou o reitor. “O INMA faz um belo atendimento aos alunos de Matemática, mas também aos estudantes de outros cursos, permitindo que tenham uma base sólida de conhecimentos nesta área. Ficamos muito felizes, após a Reunião da SBPC, em retomar a Reitoria Itinerante, pois é muito bom podermos estar todos reunidos no mesmo horário e local para alinharmos as diretrizes da gestão”, conta a vice-reitora. Para os gestores, essa relação dialógica com os elogios e também com as críticas é essencial no processo de fortalecimento da gestão, pois momentos como esse proporcionam a longevidade institucional da UFMS e colaboram para a melhoria dos indicadores gerais da Universidade.
Texto e fotos: Vanessa Amin