Colaboradores voluntários da UFMS e agentes da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da prefeitura de Campo Grande estiveram reunidos na manhã de hoje (23) na Cidade Universitária. O objetivo foi reforçar o treinamento que receberam para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus zika.
A ação faz parte do Programa Integrado Intersetorial de Colaboradores Voluntários, da prefeitura Municipal de Campo Grande, do qual a Universidade participa desde 2019. Segundo o pró-reitor substituto de Administração e Infraestrutura Márcio Aquino 80 voluntários da UFMS já foram capacitados para o combate com palestras, treinamentos e práticas. “Contamos com docentes, técnicos administrativos, profissionais terceirizados e alunos e queremos ampliar essa ação também para os novos acadêmicos que devem ingressar em 2020, sensibilizá-los para essa causa. Inicialmente iríamos realizar na manhã de hoje uma força-tarefa para vistoria e eliminação de possíveis focos de criadouro do mosquito na Cidade Universitária, por conta da chuva vamos reagendar a atividade possivelmente para a próxima semana e aproveitar para reforçar as informações e dirimir as dúvidas”, afirmou.
O Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais Antônio Cézar Lacerda Alves lembrou que “cada participante é um multiplicador do conhecimento, irá levar o que aprendeu aqui para seus familiares e amigos. O combate ao vetor é difícil e essa luta tem se repetido ao longo dos anos, por isso queremos contar com toda a população campo-grandense. Agradeço a UFMS pela parceria”, disse.
“Ficamos felizes em participar do programa junto à Universidade. Já realizamos diariamente ações para a eliminação dos criadouros, como a retirada de materiais, limpeza e conservação das lixeiras, entre outras, mas é importante sempre recebermos novos conhecimentos, para estarmos atualizados”, falou Zenir Rodrigues, que é encarregada do setor 1 da Universidade pela Plansul.
Para Uelton dos Anjos Oliveira, colaborador da Plansul, o treinamento realmente trouxe aprendizado. “Foi muito bom, tinha muita coisa que eu não sabia e agora onde eu puder vou aplicar essas técnicas, limpar os locais para evitar a água parada”, apontou.
Mais informações sobre o Programa Integrado Intersetorial de Colaboradores Voluntários podem ser obtidas aqui.
Texto: Ariane Comineti – Fotos: Ariane Comineti e colaboradores da Plansul