Inscrições abertas para seleção de pesquisadores visitantes recém-doutores

Estão abertas as inscrições para pesquisadores visitantes brasileiros e estrangeiros recém-doutores, que tenham terminado o doutorado no mínimo há dois anos e no máximo há dez, para atuarem na UFMS. As inscrições on-line podem ser feitas até dia 28 de fevereiro, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj).

Serão contratados até 30 pesquisadores visitantes e, segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo, o intuito é incentivar a inserção de recursos humanos qualificados nas áreas estratégicas e prioritárias de pesquisa da Universidade, para o desenvolvimento e fortalecimento do ensino  e da pesquisa científica, tecnológica e de inovação. “Dessa forma o que esperamos é um efeito direto sobre a elevação na qualidade dos Programas de Pós-Graduação e, consequentemente, no aumento dos nossos conceitos nos cursos avaliados pela Capes”.

Ela destaca, ainda, algumas características do edital, como a parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). “Então, é um edital inovador e que eu tenho certeza que será um sucesso e que nossos objetivos serão alcançados, ganhando assim, o nosso estado de Mato Grosso do Sul,  a nossa UFMS, os nossos pesquisadores, a nossa educação e a nossa ciência”, complementa a pró-reitora..

O professor da Universidade de Alcalá, em Madrid, Eládio Sebastian Heredero está na UFMS há três anos e meio como pesquisador visitante. Lotado na Faculdade de Educação (Faed), ele desenvolve trabalhos na área de educação inclusiva. “Esta oportunidade que a UFMS abriu é ímpar. Quero avaliar como altamente positiva a possibilidade de realizar estes intercâmbios […] uma das coisas fundamentais que este programa possibilita é intercambiar conhecimento”, diz.

Edital

Conforme o edital, o contrato terá início em maio e a vigência será de 12 meses, podendo ser renovado por até 24 meses para pesquisadores visitantes brasileiros e 48 meses para os estrangeiros.

Além de ter concluído o doutorado há no mínimo dois anos e no máximo dez, contados até a data da submissão da proposta, também são requisitos necessários: ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área; possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes (para brasileiros) ou currículo equivalente (para estrangeiros); produção científica regular nos últimos cinco anos; possuir Open Research and Contributors Identification (ORCiD); não ter exercido atividades de pesquisador visitante nos últimos 24 meses; não ser servidor público da administração direta ou indireta (federal, estadual, municipal) , bem como de subsidiárias e controladas; e não ter sido condenado por crimes ou penalidade disciplinar de demissão ou destituição de cargo ou função pública.

O pesquisador visitante deve também propor um plano de trabalho, com descrição dos objetivos vinculados ao projeto de pesquisa do supervisor e alinhados às áreas prioritárias de fomento na UFMS e Fundect, e no qual haja previsão para ministrar presencial ou remotamente, pelo menos, uma disciplina por ano em cursos de graduação da Universidade, além de indicar o pesquisador supervisor do projeto, colaborar com a execução de um projeto de pesquisa coordenado e desenvolvido pelo supervisor (cadastrado e vigente no SIGProj da UFMS), ter pelo menos um artigo Qualis A4 ou superior por ano aceito, durante a vigência do contrato. Também é preciso estar à disposição do supervisor e das unidades.

Os detalhes sobre o processo seletivo podem ser conferidos no edital.

Texto: Christiane Reis