Inscrições abertas para pesquisadores solicitarem auxílio financeiro da Capes para realização de eventos

Os pesquisadores vinculados ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) interessados em enviar propostas de eventos para apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), têm até o dia 5 de junho para a inscrição, clicando aqui.

O objetivo é selecionar propostas para apoio financeiro na realização de eventos de caráter científico, tecnológico ou de extensão, além de promover a melhoria na qualidade da produção científica e tecnológica nacional e fortalecer a cooperação científico-acadêmica por meio de eventos destinados à pós-graduação e parceiros.

Para solicitar o apoio, devem ser seguidos alguns critérios, como por exemplo, os eventos propostos devem ocorrer no período entre 11 de setembro de 2023 e 31 de maio de 2024, serem realizados no Brasil, ter abrangência internacional, seja público-alvo presencial e palestrantes ou conferencistas provenientes de dois ou mais países, ou nacional, com público-alvo presencial e palestrantes ou conferencistas provenientes de pelo menos três regiões do Brasil. Também podem ser presenciais ou em formato híbrido.

Para ser enviada para a primeira fase da análise, a proposta deve ser única por CPF e apenas uma por evento, além de se enquadrar em uma das áreas de avaliação da Capes. Ela deve conter o número esperado de participantes para a categorização do tamanho do evento entre pequeno, igual ou inferior a 200 pessoas, médio, entre 201 e 600 pessoas, e grande, com mais de 601 pessoas. Também é obrigatório enviar a programação do evento com data e horário de realização, nomes dos palestrantes, natureza e título de cada atividade a ser desenvolvida, e um termo de anuência do dirigente máximo ou quem detenha delegação de competência da instituição executora.

Além disso, quem submeter a proposta deve ter o currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes, ser presidente da comissão organizadora ou autoridade máxima das instituições que podem solicitar, e também deve se responsabilizar por todas as informações submetidas à Capes, que irão passar por uma análise técnica, que será eliminatória, e uma análise de mérito, que será eliminatória e classificatória. É obrigatória a prestação de contas das despesas realizadas, seguindo as normas, em até 60 (sessenta) dias após o término da vigência do auxílio.

O valor do financiamento será definido a partir do tamanho do evento e sua abrangência nacional ou internacional, podendo chegar a até R$ 160 mil.

Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, o apoio da Capes fortalece  a pós-graduação em todo país. “A realização de eventos representa um momento relevante de troca e intercâmbio, promovendo a integração entre professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Além da disseminação da produção científica e tecnológica, os eventos também fortalecem a cooperação entre a pós-graduação e nossos parceiros nacionais e internacionais. Assim, o apoio da Capes, por meio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), é uma importante possibilidade de fomento à divulgação da produção científica e tecnológica da UFMS, bem como para o fortalecimento da cooperação científica e acadêmica da nossa pós-graduação”.

Os resultados preliminar e final serão divulgados pela Capes no Diário Oficial da União conforme o cronograma.

Confira o edital:

20042023_Edital_1959492_SEI_CAPES___1959158___Edital_11_2023-1

Texto: Rúbia Pedra