Estudantes dos cursos de licenciatura da UFMS e professores que atuam nas escolas de educação básica da rede pública podem se inscrever nos processos seletivos do Programa de Residência Pedagógica (RP) da UFMS.
O objetivo do programa é promover a imersão do estudante dos cursos de licenciatura da Universidade no cotidiano da escola de educação básica. O RP é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores. “O programa de Residência Pedagógica contribui com a reflexão da teoria alicerçada a prática educativa nas escolas”, comenta a coordenadora institucional Marta Costa Beck.
“A residência contribui para a formação na medida em promove a prática da profissão ainda na metade do curso, já que os estudantes podem ingressar no terceiro ano ou quinto semestre. Os residentes participam da vivência na escola e, mesmo neste contexto de aulas remotas, desenvolveram várias atividades solicitadas pelos preceptores como gravação de vídeos de aulas e correção de exercícios. Essa intensa interação com os alunos e professores da educação básica é muito importante para prepará-los para o exercício da futura profissão”, ressalta Marta.
Além de realizar as atividades remotas e/ou presenciais, organizadas pelopreceptor da escola campo, os acadêmicos contam com a orientação de um docente da UFMS. “Os preceptores são responsáveis por toda a articulação prática do acadêmico junto à escola e à turma de alunos. É importante a participação do preceptor nesta construção coletiva com a Universidade na formação do graduando. É bacana também a articulação do preceptor com o orientador, que é o professor da UFMS que coordena os subprojetos das áreas específicas. Podemos dizer que o preceptor é a figura principal da articulação da Universidade com a escola campo”, destaca a coordenadora da RP.
São 82 vagas para acadêmicos, sendo 36 para bolsistas e 46 para voluntários. Há vagas para matriculados nos cursos de Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras, Filosofia, Educação Física, História e Geografia. Podem participar estudantes da Cidade Universitária e dos câmpus de Paranaíba, Ponta Porã, Pantanal, Três Lagoas, Coxim, Nova Andradina e Aquidauana (confira a distribuição de vagas entre as unidades no edital abaixo). Os acadêmicos que forem classificados como bolsistas recebem R$ 400,00 mensais concedidos pela Capes.
Para participar o estudante deve estar matriculado no curso de licenciatura na área escolhida, estar apto a iniciar as atividades logo após a seleção, ter cursado no mínimo 50% do curso ou estar matriculado a partir do quinto semestre e apresentar currículo cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica
“Nesta nova seleção para residentes, serão ocupadas as vagas que ficaram ociosas devido aos acadêmicos que por motivos pessoais ou profissionais se desligaram do programa e, as que eram daqueles que concluíram o curso. Vale lembrar que esta é a última oportunidade de participação neste ano, pois em outubro já iniciamos o último módulo”, reforça Marta. Ela explica também que as vagas dos preceptores estão disponíveis devido à mudança de escola por alguns professores e, pelo fato, de a nova área na qual ele se enquadra não estar relacionada ao subprojeto.
Para preceptor são oferecidas quatro vagas nos municípios de Corumbá e Três Lagoas. Podem participar professores na área correspondente ao subprojeto/componente curricular (educação física, inglês, pedagogia e biologia), com no mínimo dois anos de magistério na educação básica, que tenham disponibilidade de tempo para as atividades previstas no projeto, com currículo cadastrado na Plataforma Capes de Educação Básica e que façam parte do corpo docente da escola de educação básica da rede pública de ensino integrante do projeto institucional (relação disponível no edital). O professor que for selecionado deve receber bolsa mensal no valor de R$ 765,00 pagas pela Capes. “Tanto os professores efetivos, como os contratados podem participar”, fala Marta.
Inscrições
As inscrições para estudantes e preceptores devem ser feitas até 15 de agosto pelo Sigproj. A relação completa dos documentos e requisitos necessários, bem como mais informações estão disponíveis nos editais abaixo ou entrar em contato com a coordenação do programa pelo e-mail: rp.prograd@ufms.br
Texto: Vanessa Amin