Inscrições abertas para curso de atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar

Estão abertas até domingo, 28, as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar. Podem participar professores da rede pública de ensino de todo o país. O curso é gratuito e realizado em parceria entre a UFMS, por meio do Instituto de Biociências (Inbio), e o Ministério da Educação. Os interessados devem acessar o formulário aqui.

O diretor do Inbio, Ramon José Correa Luciano de Mello, declara que, como gestor e também por já ter sido voluntário da Associação dos Amigos das Crianças com Câncer de Campo Grande, vê o aperfeiçoamento como algo benéfico e humano por parte da UFMS para com a sociedade. “A formação proporciona às crianças e adolescentes a possibilidade de não interromperem seus estudos quando necessitam se ausentar de suas cidades, muitas vezes pequenos municípios do interior, para fazerem tratamentos que podem durar meses ou até mesmo anos. Portanto, é com grande satisfação e orgulho que abarcamos a realização deste curso e agradecemos e parabenizamos a toda a gestão da UFMS, à coordenadora, professora Jucélia Linhares Granemann de Medeiros, e a todos os envolvidos”, disse.

Além de formar e aperfeiçoar os professores para o atendimento hospitalar e domiciliar, entre os objetivos do curso estão: oferecer subsídios práticos e teóricos para a realização de estudos e demais produções na área; estimular e incentivar o cumprimento do direito à escolarização do educando hospitalizado e/ou em tratamento de saúde, diante de suas condições e possibilidades observadas nesse período; e promover atividades e interações lúdicas, visando à melhor adaptação às condições e realidade hospitalar e auxiliando no tratamento e recuperação da criança ou do adolescente.

Ao todo, são 180 horas de atividades, que serão realizadas na modalidade à distância de agosto a dezembro. O acesso será no Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando a plataforma Moodle.

Entre as temáticas a serem abordadas em cinco módulos estão o trabalho pedagógico, as políticas públicas e as práticas e observações orientadas nos atendimentos educacionais em ambientes hospitalares e domiciliares. 

Desde 2018, a Universidade promove atividades nesta área. Além do aperfeiçoamento, que está em sua quarta oferta, a UFMS iniciou o curso de especialização em 2022/2023, sendo o primeiro a ser efetivado por uma instituição pública. “Temos uma média de mais de 1,2 mil professores formados nos cursos de aperfeiçoamento e quase 400 formados no curso de especialização. No decorrer de todos os cursos ofertados, a equipe organizou seminários e a produção de materiais escritos para divulgação, discussões, reflexões e apresentação das experiências apresentadas pelos estudantes acerca da temática”, aponta a coordenadora, Jucélia Linhares Granemann de Medeiros.

Mais informações sobre o processo seletivo para o aperfeiçoamento podem ser acessadas no edital de inscrição ou solicitadas pelo e-mail aehd.inbio@ufms.br

Texto: Ariane Comineti