Iniciativa inédita prevê apoio financeiro a servidores com comprovado rendimento esportivo

Servidores que tenham comprovado rendimento esportivo podem receber apoio financeiro para participar de competições e representar a UFMS. As inscrições já estão abertas e os servidores-atletas devem apresentar a proposta via Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj).

Segundo a técnica de Assuntos Educacionais da Secretaria de Projetos Esportivos (Sepes), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Solange Izabel Balbino a publicação de edital específico para apoiar o servidor-atleta é uma iniciativa inédita. “ Essa é a primeira vez que a Sepes está lançando um edital dessa natureza. Os valores liberados por esse edital poderão custear passagem, diárias e taxas de inscrição”, diz.

Com o apoio financeiro é possível incentivar a representação esportiva de rendimento, em nível local, regional, nacional e internacional, além da vivência esportiva na Universidade e qualidade de vida no trabalho. A iniciativa também tem o intuito de fortalecer as seleções esportivas para representação institucional em competições locais, regionais e nacionais.

Marcelo de Arruda, servidor há 25 anos, é professor de ortodontia, da Faculdade de Odontologia e pratica natação desde os 6 anos de idade, tendo muitas conquistas ao longo da trajetória esportiva. Já na fase adulta fez um intervalo nas competições e em 2014 as retomou. “Ai vieram outros campeonatos, 2015, 2016 e em 2017 foi um campeonato mundial em Budapeste e eu fiquei entre os 20 melhores nadadores do mundo nos 400 metros medley e, agora em 2021, teve o campeonato sul-americano e eu consegui duas medalhas de bronze e uma de prata”, conta.

Para ele, o edital vai contribuir muito para a participação dos atletas em competições. “Achei muito interessante o incentivo ao servidor, importante fazer com que a gente tenha estímulo ao esporte, principalmente aquele que se dedica também à carreira universitária”, diz.

Para mais detalhes sobre como participar, basta acessar o edital.

Texto: Christiane Reis