Iniciativa apoia projetos inovadores de estudantes de graduação e pós-graduação

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMS e de universidades públicas e privadas do Estado e alunos do ensino médio e técnico podem submeter projetos inovadores no edital de desenvolvimento estadual, o Inova Mais. A iniciativa é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul (Sebrae-MS) e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Inova Mais busca incentivar a apresentação de ideias inovadoras nas áreas temáticas prioritárias para o desenvolvimento sustentável das comunidades do Estado. Para participar do edital, os projetos devem se enquadrar em alguma das seguintes áreas temáticas: Agronegócios, Smart City, Saúde Humana e/ou Animal, Bioeconomia, Biotecnologia, Sustentabilidade e Energias Renováveis. Os interessados devem se inscrever até 15 de agosto pelo Sistema Integrado de Gestão de Projetos da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.

O assessor da Agência de Internacionalização e de Inovação da UFMS, João Batista Sarmento dos Santos Neto, explica que as instituições de fomento e de ensino públicas e privadas têm investido cada vez mais em editais que dão suporte para a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo. “Esse tipo de edital busca sempre trazer desenvolvimento para o Estado e consequentemente para a sociedade, ao mesmo tempo que permite em se tratando de comunidade universitária, os estudantes que participam da submissão de propostas consigam desenvolver habilidades que muitas vezes são trabalhadas na Instituição de forma teórica”.

Os projetos submetidos serão avaliados por uma comissão e classificados em primeiro, segundo e terceiro lugar, com premiações proporcionais. Os proponentes dos projetos enquadrados como primeiro e segundo lugar participarão de eventos de empreendedorismo e inovação, nacional e estadual, respectivamente. O terceiro colocado terá a oportunidade de comparecer ao Bootcamp promovido pelo Sebrae-MS.

As premiações incluem despesas com hospedagem e deslocamento, e todos os projetos selecionados poderão participar de rodadas de negócios com investidores potenciais e parceiros estratégicos interessados no desenvolvimento dos projetos. O resultado final do edital será divulgado em outubro.

O edital de desenvolvimento estadual – Inova Mais na íntegra e os requisitos de inscrição podem ser acessados aqui.

Texto: Giulia Fonseca, bolsista da Agência de Comunicação Social e Científica