Hoje, foi inaugurada a exposição Projeto Solo – ciência e o seu papel social e ambiental, sediada na Casa da Ciência. A exposição é parte do projeto de mesmo nome e tem o objetivo de divulgar a relação do solo com as áreas de Química, Física, Biologia, entre outras, além de compartilhar informações sobre os diversos tipos de solo. A exposição é gratuita e aberta a toda comunidade interna e externa, e estará disponível para visitação até agosto de 2019.
Segundo professor Sérgio de Araújo, do Instituto de Química (Inqui), a meta é atrair estudantes e pesquisadores de todas as áreas do conhecimento que desejarem desenvolver atividades acadêmicas. “A ideia do Projeto Solo é ser uma ferramenta para estimular outros trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão, usando o solo como tema central. O solo é fundamental para a existência da vida, sem o solo a gente não consegue sobreviver. O solo naturalmente é o local onde a gente se encontra, onde as ciências se encontram – tanto as ciências ligadas a áreas exatas quanto ciências ligadas a áreas humanas, como a questão da ocupação do solo, as questões sociais, meio ambiente – então realmente o solo é onde começa tudo da vida na Terra e a gente precisa ter essa preocupação em conhecer e preservar essa riqueza”, declara Sérgio.
A exposição pretende receber alunos de escolas do Ensino Fundamental e Médio, como uma forma de aproximá-los da Universidade, como explica o diretor do Inqui, Lincoln Carlos S. de Oliveira. “Esse projeto vem sendo desenvolvido há vários anos e é muito importante, porque traz a comunidade do Ensino Fundamental e Médio e eles podem ter um contato mais aprofundado com a ciência. A gente acredita que isso desperta o interesse deles por ciência, pela Universidade e a sociedade lucra muito com isso”.
O reitor, Marcelo Turine, esteve presente para prestigiar a exposição e reiterou a importância dessa troca entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. “A UFMS novamente está com uma exposição cientÍfica aberta para a comunidade sul-mato-grossense, riquíssima em informações científicas, e o nosso objetivo é que as crianças, os nossos estudantes das redes públicas municipal e estadual, venham visitar a UFMS para poder ter contato com a exposição e conhecerem um pouco mais sobre o solo e sobre ciência”, afirma.
Texto e fotos: Leticia Bueno