Inaugurações no Câmpus de Chapadão do Sul beneficiam toda a comunidade

Estudantes e servidores do Câmpus de Chapadão do Sul (CPCS) passam a contar agora com novos espaços. Nesta terça-feira, 20, foi realizada a inauguração de diversas melhorias, com a presença do reitor Marcelo Turine, da vice-reitora Camila Ítavo, membros da equipe de gestão, do diretor Kleber Augusto Gastaldi, professores e técnicos-administrativos.

Entre as benfeitorias realizadas estão a entrega dos laboratórios de Cromatografia Líquida de Alta Performance e de Espectroscopia, bem como a casa de gases especiais para esses espaços; a cobertura dos veículos oficiais; a unidade de Pantanal Incubadora Mista de Empresas (Pime); a revitalização da academia ao ar livre; e a pavimentação da via de acesso da unidade de apoio Campo-Escola e dos estacionamentos do bloco 1 e do barracão de máquinas e casas de vegetação.

O reitor Marcelo Turine reforçou a felicidade de entregar uma solicitação antiga feita por professores e técnicos-administrativos da Instituição. “Eu fico muito feliz de estar com vocês inaugurando esse espaço físico e outros espaços da Universidade, em todos os câmpus”, disse. “Ainda mais em uma Universidade pública como a nossa, que tem a verticalização, a graduação, o mestrado que foi um sonho para nós e com o doutorado agora, acredito que vão nascer milhões de outros projetos e cada vez mais investimentos públicos para adaptar os espaços e a gente conseguir atender as demandas da ciência”.

Para a vice-reitora Camila Ítavo, é uma honra ser testemunha do crescimento do CPCS. “É um momento especial para mim e para o reitor. A gente gostaria de ter feito mais, ter mais recursos para investir em Chapadão do Sul, mas tudo que a gente colocou aqui, frutifica, cresce, revigora. Passa e ultrapassa as expectativas. Eu queria agradecer a cada um de vocês por não desistirem, por manterem acesa essa vontade de fazer mais, de pesquisar e ir para fronteira, estar avançando”.

“A gente fica sempre contente de inaugurar um espaço, é sempre muito enriquecedor para a formação a integração entre o ensino, a pesquisa e também a extensão. Quando a gente promove esse ambiente, isso qualifica com certeza a formação dos nossos jovens da UFMS”, destacou o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira.

O diretor do CPCS, Kleber Augusto Gastaldi, comemorou a inauguração de laboratório com equipamentos de ponta voltados para o desenvolvimento de pesquisas sobre a seleção de genótipos por meio da utilização da espectroscopia. “A gente agradece muito o empenho da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura para que isso pudesse acontecer. Tem toda uma adequação hidráulica e elétrica que tiveram que ser feitas, pois são aparelhos muito delicados que precisam de um circuito todo separado para eles”.

Por meio da refletância de materiais, é possível associar características de diversas culturas, como estado nutricional, qualidade de grãos, vigor e viabilidade de sementes, avaliação de solo, estado fisiológico de plantas como soja, eucalipto, milho, qualidade de frutos e até mesmo em identificação de adulteração em leite. “Nós temos a felicidade de ter aqui em Chapadão do Sul um equipamento que são poucas instituições do Brasil que possuem. […] É um trabalho feito por várias mãos, vários professores de várias áreas para justificar que a gente tenha um equipamento desses”, complementou o diretor.

O professor Fábio Henrique Rojo Baio também celebrou a conquista do novo laboratório. “Hoje a gente está vendo o funcionamento de equipamento de ponta e que está contribuindo para a excelentes artigos, artigos de qualidade e de representação internacional. É importante trazer esse reconhecimento da ciência para a UFMS e para o CPCS. O meu agradecimento para todos que contribuíram, principalmente da Administração, e aos professores que abraçaram a causa”.

Outra inauguração foi a unidade de Chapadão do Sul da Pime, que reforça o compromisso da Universidade com o ensino, a pesquisa, a extensão, o empreendedorismo e a inovação. “Esse é o movimento que nós queremos fazer dentro da Universidade. Além da pesquisa e da formação de recursos humanos, queremos atender o desenvolvimento do País e é com inovação que nós vamos conseguir”, pontuou o reitor.

A vice-reitora também destacou a importância da Universidade estar conectada com o ecossistema de inovação do município e da região. “Nosso sonho é que a gente tenha startups aqui em Chapadão do Sul, que a gente tenha empresas incubadas, inclusive nos laboratórios, e que estudantes de todas as áreas, junto com os professores, possam desenvolver projetos e estar à serviço da sociedade para o desenvolvimento”.

“A intenção é poder contribuir para a cidade com negócios inovadores e com os estudantes da Universidade também. A sala contribui com os estudantes de Administração e esperamos pela integração poder contribuir com os estudantes de Ciências Agrárias”, disse o coordenador das atividades da Pime no CPCS, Daniel Fernando Figueirêdo Spengler.

O professor Wallace da Silva de Almeida ressaltou que Chapadão do Sul é uma cidade empreendedora por natureza. “A gente sabe que tem muito potencial de desenvolvimento de novas empresas e a gente conta muito com o apoio da Administração Central para nos ajudar nessa empreitada”.

O professor Francisco de Assis da Silva Medeiros expôs ainda os benefícios da unidade para a formação dos estudantes do Curso de Administração do CPCS. “Começamos a fazer esse trabalho [com atividades práticas] e isso mudou a cara do curso, no sentido em que as aulas passaram a se tornar mais dinâmicas e mais interessantes”.

Também estiveram presentes nas inaugurações o pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Augusto Cesar Portella Malheiros e a diretora da Agência de Comunicação Social e Científica, Rose Mara Pinheiro.

Texto: Thalia Zortéa, com informações de Daniel Fernando Figueirêdo Spengler do Câmpus de Chapadão do Sul

Fotos: Daniel Fernando Figueirêdo Spengler e Rose Mara Pinheiro