Identidade Estudantil virtual permite acesso a serviços na Universidade

Faltam poucos dias para a volta às aulas presenciais, e os acadêmicos já podem providenciar a Identidade Estudantil (IE). A novidade para 2022 é que o documento deixa de ser emitido de forma física e passa a ser virtual. 

O assistente em administração da Secretaria de Assistência Estudantil da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), Anderson Sokem, explica que o documento serve para a identificação dos acadêmicos dentro dos câmpus e, também, para o acesso a serviços como o empréstimo de livros na Biblioteca e a utilização do Restaurante Universitário. 

O documento tornou-se digital, e os estudantes conseguem acessá-lo, a qualquer momento, pelo celular. Os discentes também podem imprimir a IE, se preferirem. 

“A Identidade Virtual atende às necessidades dos acadêmicos da UFMS da mesma forma que o documento físico. Há, ainda, benefícios: não há o problema de validade, por exemplo, porque ela atualiza a vigência automaticamente. No caso de perda, você não precisa emitir uma segunda via. A versão virtual gera benefícios e é prática”, detalha o assistente. 

Para quem possuía a versão física da Identidade Estudantil, não há motivos para se preocupar. Os acadêmicos não precisam renovar o cadastro junto à Proaes. “Eles continuam tendo acesso à IE, que agora é virtual”, reforça.

O documento pode ser acessado pelos aplicativos SouUFMS e SouUFMSSigPós ou no portal Identidade Estudantil.

Como emitir a identidade?

Todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, com Registro Geral do Aluno (RGA) ativo, podem emitir a Identidade Estudantil. Para obter o documento, o interessado deve possuir o Passaporte UFMS. O primeiro passo é acessar a página da Proaes, fazer o login e clicar em “Identidade Estudantil” para fazer a solicitação. 

O estudante precisa conferir os dados, pois os registros aparecerão no cartão virtual. Em caso de dados incorretos, é preciso entrar em contato com a Secretaria Acadêmica. Em seguida, é necessário enviar uma foto seguindo o padrão de documentos oficiais, ou seja, com fundo branco, postura ereta e câmera na altura do rosto. Não serão aceitas fotos com efeitos, filtros, adereços ou cabeça inclinada.

Após anexar a imagem, é preciso aguardar a aprovação, procedimento que pode levar até três dias úteis. No caso de reprovação, o acadêmico deverá fazer a solicitação novamente.

De acordo com a Proaes, o  discente pode imprimir a identidade estudantil quantas vezes quiser. A validade do documento fica vinculada à matrícula, ou seja, não é possível utilizá-la em caso de trancamento ou não renovação da matrícula. A identidade não é uma carteirinha de meia-entrada, pois não atende às normas para obtenção do benefício.

Texto: Mylena Rocha