Humap-UFMS/Ebserh foi a terceira unidade do Executivo Federal mais elogiada em 2020

A instituição foi agraciada pelo segundo ano consecutivo

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Humap-UFMS/Ebserh, foi contemplado com o terceiro lugar no ranking das instituições federais mais elogiadas do Brasil, por meio da Controladoria Geral da União (CGU).

De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020, a administração federal recebeu 8.440 elogios de usuários de serviços públicos de 237 instituições federais. Desse total, 712 foram para a Empresa Brasil de Comunicação/ EBC, a primeira colocada. Na segunda posição ficou o Ministério da Economia com 619 registros e em terceiro lugar, o Humap-UFMS/Ebserh, com 482 manifestações de agradecimento. Ainda nesse ranking, várias instituições da Rede Ebserh alcançaram boas posições.

Os elogios registrados por meio da Ouvidoria colocaram a instituição como uma das mais bem vistas pelo público, tanto externo quanto interno, acerca da prestação de serviços, valorização de pessoal e reconhecimento profissional.

“Fico profundamente emocionado e feliz com essa colocação do Humap-UFMS/Ebserh, como a terceira instituição pública federal mais elogiada por seus usuários, para nós, esse resultado não tem preço! Essa classificação é motivo de muito orgulho e a recebemos com humildade, pois somos um hospital público, que mesmo diante dos grandes desafios, especialmente no ano de 2020, quando tivemos o enfrentamento à pandemia da Covid-19, ficarmos nesse patamar só nos traz alegria. Nossas equipes sempre trabalham para receber e atender bem, de maneira acolhedora, portanto, permanecermos entre as instituições mais elogiadas do país é motivo de felicidade e nos impulsiona a melhorarmos cada vez mais nossos serviços prestados à população. Deixo aqui meus parabéns a cada trabalhador, a cada técnico, a cada professor, a cada residente, a cada aluno, enfim, a cada colaborador do nosso Humap, muito obrigado”, declara o superintendente do Humap, Prof. Dr. Cláudio César da Silva.

Para o Ouvidor do Humap-UFMS/Ebserh, Diego Henrique de Souza Rezende, esse resultado demonstra que o serviço está no caminho certo: “Trabalhamos com os encaminhamentos dos elogios às chefias imediatas, para que elas cientifiquem os profissionais citados e destacamos os setores mais elogiados para motivarem os próprios colaboradores a trabalharem numa perspectiva de assistência humanizada e colaborativa.”

Saiba mais sobre as ouvidorias públicas federais

Existem diversas manifestações que podem ser registradas nas ouvidorias públicas federais, entre elas: denúncia (comunicar a ocorrência de um ato ilícito); reclamação (insatisfação com o serviço público, fazer críticas, relatar ineficiência); solicitação (espera por atendimento ou prestação de serviço – medicamento ou ação do órgão em questão); sugestão (ideia ou proposta de melhoria); elogio (satisfação com o atendimento); simplifique (solicitação de simplificação de etapas burocráticas no processo).

O usuário ou colaborador realiza sua manifestação na plataforma Fala.BR, que é direcionada ao “Painel Resolveu?”. Essa ferramenta reúne informações sobre manifestações de ouvidoria que a Administração Pública recebe diariamente pelo sistema Fala.BR. A aplicação permite pesquisar, examinar e comparar indicadores de forma rápida, dinâmica e interativa. Criado pelo Ministério da Transparência e Controladoria (CGU), o “Painel Resolveu?” tem por objetivo dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social.

Seguem abaixo os links:

Fala.BR
https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx

Painel Resolveu?

http://paineis.cgu.gov.br/resolveu/index.htm

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Categoria
Comunicações e Transparência Pública

Texto e foto: Unidade de Comunicação Social do Humap-UFMS