HUMAP-UFMS comemora 43 anos com bolo de 2,5 metros e corrida

Na última terça-feira (03/04) o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS) completou 43 anos. O aniversário será comemorado nesta sexta-feira (06/04), a partir das 8h, no pátio em frente à Capelania.

A abertura do evento será realizada pelo violinista Sillas. Na sequência haverá um ato ecumênico com o Capelão Reis e apresentação do grupo de samba Bixo Solto. Um bolo de 2,5 metros será distribuído para colaboradores, pacientes e acompanhantes.

Os colaboradores com mais tempo de serviços prestados no HUMAP-UFMS também serão homenageados pela direção da instituição.

 

Corrida e caminhada

No domingo (08/04), às 7h30, em frente às pró-reitorias da UFMS, acontece a concentração de aquecimento para os participantes da corrida e caminhada do aniversário do HUMAP-UFMS. Haverá corrida de 7 km e caminhada de 3,5 km.

Os 120 participantes que chegarem primeiro ganharão camisetas do evento. Também serão distribuídas medalhas a todos os participantes (da corrida e da caminhada), assim como troféu para primeiro, segundo e terceiro lugares para homens e mulheres. Ao final da corrida, os participantes receberão frutas.

Esta é a primeira vez que o aniversário do HUMAP-UFMS é comemorado.

Os eventos estão sendo organizados pela Comissão de Humanização do HUMAP, com apoio do Sicredi, Águas Guariroba, Qualisalva, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, UFMS e Comando Militar do Oeste.

 

História

O HUMAP foi inaugurado em 13 de maio de 1971, com o objetivo de oferecer suporte ao curso de Medicina da então Universidade Estadual de Mato Grosso (UEMT). Por falta de recursos, o Hospital foi fechado logo em seguida, sendo reaberto no dia 03 de abril de 1975.

​Com a divisão do estado de Mato Grosso, foi concretizada a federalização da instituição, que passou a se chamar Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio da Lei Federal nº 6.674, de 5 de julho de 1979.

O HUMAP ocupa uma área de 35.350m2, sendo 28.300m2 de área construída que engloba Ambulatórios de Especialidades, Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, CTIs Adulto e Pediátrico, UTI Neonatal, além de Unidade Coronariana (UCO), Pronto Atendimento (PAM), Diagnóstico por Imagem, Serviço de Radiologia, Banco de Leite Materno, Hemodiálise. Também conta com residência médica em mais de 20 especialidades.

​O Hospital é referência estadual em doenças infectocontagiosas e procedimentos de alta complexidade no tratamento de pacientes com HIV, terapia renal, diagnose, cirurgia cardiovascular, hemodiálise e neurologia, gestação de alto risco e urologia.

Em 18 dezembro de 2013, o Humap passou a ser administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação HUMAP/UFMS