Grupo de Apoio ao Luto realiza atividades e oferece acolhimento gratuito à comunidade

Enfrentar a perda de familiares, amigos e pessoas importantes que fazem parte do nosso convívio pode ser um processo longo, mas não necessariamente precisa ser uma jornada solitária. O Grupo de Apoio ao Luto oferece atendimentos semanais gratuitos para toda a comunidade, a partir deste sábado, 16, no Multiuso 2, das 14h às 16h30.

O projeto de extensão é vinculado ao Núcleo de Estudo, Pesquisa, Assistência, Extensão e Apoio a Perdas, do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), e atua como um centro de estudo e pesquisa sobre o luto em Mato Grosso do Sul, com ênfase à pesquisa e formação acadêmica. A equipe multiprofissional, composta por profissionais e estudantes voluntários, também possui capacitação pedagógica e humanizada para acolher pessoas que passam pela dor do luto.

“O Grupo de Apoio ao Luto oferece um espaço seguro para que os participantes expressem suas emoções, o que é fundamental para o processo de acolhimento, aceitação, busca e redução do isolamento, que é um dos benefícios mais valorizados de apoio a quem está vivenciando o luto. O grupo proporciona apoio emocional em uma rede de suporte necessária para enfrentar o luto de maneira saudável, proporciona conexão com pessoas que compreendem sua dor e perda, criando um senso de pertencimento a uma comunidade solidária”, explica o coordenador capelão Edilson dos Reis.

As atividades da ação tiveram início em 2022, a partir da necessidade da criação de um centro universitário voltado para produzir um pensar sobre um dos momentos mais dolorosos vivenciados pelos indivíduos. O projeto de extensão está aberto para novos voluntários, que desejam a lidar e acolher pessoas que estão passando pelo processo de sofrimento do luto, e os estudantes recebem certificado de participação de atividades complementares.

Os atendimentos serão aos sábados, sempre no mesmo horário e local, e os interessados não precisam realizar cadastro prévio. “O processo de luto pode parecer solitário e esmagador, deixando muitas pessoas se perguntando como encontrar apoio e compreensão durante esse período difícil. É aí que entram os grupos de apoio para enlutados, uma fonte vital de conforto e compreensão mútua. Os especialistas afirmam que participar de um grupo de apoio ao luto pode auxiliar na condução de um processo mais saudável e a evitar doenças ligadas à saúde mental em decorrência da dor da perda. A oportunidade de falar e de ouvir o outro traz sensações de amparo e conforto, no sentido de se perceber que não está sozinho diante daquele imenso sofrimento”, reforça o capelão.

Texto: Agatha Espírito Santo