Os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto de Souza; de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira; de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo; e o diretor da agência de Educação Digital e a Distância, Hércules da Costa Sandim; se reuniram, no dia 3, com o presidente e o diretor de Pesquisa e Pós-graduação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Wellington Idino e Paulo Ricardo Trussardi Maia, e as representantes dos centros acadêmicos de Artes Visuais e Pedagogia, Carol Carvalho e Eduarda Vargas.
Ensino híbrido e auxílios estudantis foram os principais assuntos discutidos no encontro. “É importante manter o diálogo entre as entidades estudantis e a administração central, com intuito de poder mitigar os desafios enfrentados pelos estudantes durante a pandemia, assim como fomentar a participação estudantil nas tomadas de decisões em todas as esferas da UFMS”, afirmou Idino.
De acordo com o professor Albert, cada pró-reitor escutou as demandas e dúvidas trazidas pelos acadêmicos, relativas à sua Pró-reitoria, e em seguida em um diálogo aberto e muito produtivo, elucidaram algumas das dúvidas, deram orientações de como proceder em casos específicos e anotaram os anseios dos estudantes, a fim de procurarem as melhores soluções para cada situação apresentada.
O pró-reitor da Proaes fez uma apresentação elucidativa dos auxílios pagos com os recursos do PNAES/MEC e expôs os desafios para 2021. Ainda comentou sobre ações específicas da Proaes relacionadas ao Ensino Remoto de Emergência (ERE), por conta da pandemia da Covid-19, como por exemplo auxílios específicos criados neste período pandêmico, como alimentação emergencial, EPIs, inclusão digital, empréstimo de chromebooks/notebooks e entrega de chips de dados, por meio do programa “Alunos conectados”, em convênio da UFMS com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Albert comentou, ainda, sobre a busca de soluções para problemas peculiares, como é o caso dos acadêmicos indígenas aldeados da região de Aquidauana e como a UFMS vem trabalhando para que eles tenham acesso à internet e à inclusão digital, por meio de torres de radiotransmissão de internet e empréstimo de chromebooks aos estudantes do Campus de Aquidauana.
“Considero, com os demais pró-reitores que estiveram na reunião, que o diálogo entre a administração e as lideranças dos estudantes é imprescindível para que todos os nossos acadêmicos possam ter as melhores condições de estudo na UFMS. Destaco também o esforço que o presidente do DCE, sua equipe e centros acadêmicos têm feito para criar um ambiente favorável de construção de políticas apropriadas de atenção aos estudantes, junto às pró-reitorias e à administração superior da Universidade”, diz Albert.
Texto: Vanessa Amin, com informações do DCE
Foto: DCE