Gestores do Instituto de Matemática discutem impacto da pandemia nos cursos

A Covid-19 alterou a rotina dos professores e estudantes, pois as aulas presenciais foram substituídas pelos estudos dirigidos remotamente. Para conversar sobre os impactos dessa mudança, professores do Instituto de Matemática (INMA) realizaram a mesa-redonda “Os cursos do INMA durante e após a pandemia”.

“Através desta mesa-redonda, os alunos que entraram este ano e não tiveram a possibilidade de conviver comigo, com os coordenadores de curso e com todos os professores do INMA podem conhecer tudo o que o INMA oferece e, principalmente, as ações que os professores desempenham na UFMS, ou seja, que não é simplesmente ministrar aulas para eles, mas sim que atendemos várias Unidades Setoriais da Universidade, além de ministrarmos aulas na pós-graduação”, explica a diretora do instituto, Patrícia Sândalo Pereira.

A diretora apresentou um breve histórico sobre o Instituto de Matemática, falando sobre a trajetória dos professores antes e após a Universidade ser federalizada. A retomada histórica percorreu até os dias atuais.

A discussão, que fez parte da Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS, foi fomentada pelos professores que estão em posição de gestão do instituto: o coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática, Willy Alves de Oliveira; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Edilene Simões Costa dos Santos; e o coordenador do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Alex Ferreira Rossini.

“Primeiramente, o ensino remoto nos afastou um pouco do ambiente acadêmico, de modo que perdemos aquele contato diário que mantínhamos com os alunos. Assim, o primeiro objetivo é fazer uma atividade de integração, onde o INMA e os seus cursos possam ser apresentados aos nossos ingressantes, destacando as oportunidades de projetos e de pós-graduação”, conta Willy.

Segundo o professor, “a pandemia trouxe um cenário de incerteza quanto às atividades futuras e a duração do ensino remoto. Nessa oportunidade, pretendemos mostrar as ações que a UFMS vem desenvolvendo para garantir a permanência dos alunos e como a nossa unidade tem trabalhado para manter um ensino de qualidade e evitar atrasos na formação dos estudantes”.

A mesa-redonda foi mediada pela professora Aparecida Chiari que, quando questionada sobre o porquê de debater sobre os cursos agora e pós-pandemia, afirmou que os dados apresentados pelos debatedores dão “um indicativo do desafio e da responsabilidade que o grupo de professores do INMA têm. Debater o próprio instituto, com a presença de nossos quatro gestores, certamente permite que façamos – alunos, técnicos e professores – uma reflexão sobre esses desafios e responsabilidades. Entendo que um debate como esse fortalece os vínculos institucionais e favorece o sentimento de pertencimento. Teremos a oportunidade de nos aproximar nesse momento de isolamento social, nos aproximar das ações e enfrentamentos que o instituto tem realizado para que no momento de retomada das atividades presenciais outras ações e iniciativas possam ser planejadas”, opina.

A Semana

Mais de 7500 pessoas se inscreveram nas atividades da Semana de Desenvolvimento Profissional, que foram abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação contou com palestras, oficinas, minicursos e workshops realizadas de 17 a 21 de agosto.

Serviço

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto: Leticia Bueno