Gestores da Educação Básica são prioritários em novo curso do LabInova

No próximo dia 21, o LabInova inicia o primeiro módulo do nível 2 do curso de formação voltado prioritariamente para gestores da educação básica. Sob o tema “O papel da secretaria de educação na disseminação da cultura da inovação”, o módulo vai tratar da “cultura digital e inovação pedagógica sustentável na educação básica”.

Segundo a coordenadora pedagógica Daiani Riedner, da UFMS, o curso é aberto para todos os interessados, que devem fazer as inscrições até a próxima segunda-feira, dia 10 de janeiro. “Nesse módulo os participantes terão a oportunidade de aprender conceitos e estratégias para criar propostas sustentáveis de inovação pedagógica na educação básica no contexto da cultura digital”, explica de forma resumida a proposta do curso.

Para falar desse tema, a convidada é a pós-doutoranda no projeto Teknosofikum da IT University, da Dinamarca, a professora Magda Pischetola. Com ampla experiência em mídias e tecnologias em educação, sua área de pesquisa se concentra sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias. A mediação ficará a cargo da professora Ana Carolina Pontes Costa, coordenadora do curso de Pedagogia do Câmpus do Pantanal da UFMS e líder do grupo de pesquisa em pobreza, educação e desempenho escolar.

De acordo com o cronograma do curso 1 de formação para formadores nível 2 estão previstos mais 3 módulos que abordarão as estratégias didáticas e digitais, o design thinking e as experiências exitosas dos gestores na cultura da inovação na educação básica. Todo o conteúdo deverá ser finalizado até a segunda semana de fevereiro.

Sobre o LabInova

O LabInova é um projeto do MEC, desenvolvido pela UFMS, para  a disseminação da cultura da inovação o qual busca o fortalecimento do Programa Inovação Educação Conectada (PIEC). É um dos meios instrumentais para elaboração dos planos locais de inovação em municípios dos 26 Estados do país e no Distrito Federal.

Texto: Rose Pinheiro