Geografia recebe visita de acadêmicos e professores da UFAC

O curso de Geografia da UFMS recebeu no dia de hoje (11) o Projeto Expedição Geográfica realizado por professores e acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Em mais de 20 dias de viagem o grupo irá até Paranaguá (Paraná), passando pela UFMS, UFPR e UFPG em ação de interação interinstitucional.

Pela manhã, os 29 acadêmicos, acompanhados dos professores da UFAC Waldemir Lima, Anderson Azevedo, Rodrigo Perea e Francisco Ivam, fizeram visitas aos laboratórios de Geoecologia, Geomática, Geoprocessamento para Aplicações Ambientais e o H2O-Solos – Laboratório de Análise Ambiental Interação Água-Solo.

“Nos laboratórios mostramos os equipamentos, as nossas linhas de pesquisa, tanto na graduação e pós-graduação da Geografia, como em outras áreas afins. É uma boa oportunidade para estabelecermos parcerias entre as duas instituições”, explica o professor da FAENG Ary Tavares Rezende Filho, responsável pela recepção do grupo.

À tarde, os visitantes fizeram um tour geográfico por Campo Grande, passando pela Estação Ferroviária, Morada dos Baís, Casa do Artesão e Mercado Municipal. Depois assistiram a palestra da professora Synara Broch sobre recursos hídricos e sobre mobilidade acadêmica com o professor Amaury Antônio de Castro Junior, coordenador de Administração Acadêmica (PROGRAD).

Às 19h, acontece a palestra sobre o bioma Pantanal, com o professor Ary Tavares Rezende Filho, exibição do vídeo institucional da UFMS e, na sequência, ocorre um “geopapo”, com interação entre professores e alunos das duas universidades.

“É muito importante para os acadêmicos poderem ver na prática o que aprendem na teoria, na sala de aula. Buscamos não somente mostrar aspectos ambientais e culturais pelos locais em que passamos, mas também incluir essa interação institucional, podendo conhecer o que é feito nas instituições, os programas de pós-graduação, as possibilidade de intercâmbio, de mobilidade estudantil, entre outras questões”, expõe o professor da UFAC Waldemir Lima, que coordena a expedição.