Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFMS é transmitido ao vivo

Com transmissão ao vivo, a abertura do II Forum de Coordenadores de Pós-graduação stricto sensu da UFMS aconteceu hoje, 7, pela manhã, no auditório 1 da Faculdade de Computação (Facom) e terá programação durante o dia todo. O Reitor Marcelo Turine e a Vice-Reitora Camila Ítavo participaram do evento.

O evento, organizado pela Coordenadoria de Pós-Graduação da UFMS (CPG/PROPP), reúne os coordenadores dos 45 programas de Pós-Graduação da UFMS, visando a troca de experiências e principalmente a orientação a todos os coordenadores acerca das ações e políticas de pós-graduação a serem desenvolvidos pela UFMS nos próximos anos.

Camila parabenizou a realização do evento e disse que as ações de planejamento estratégico devem ser feitas para avançar na qualidade dos cursos de pós-graduação da UFMS.

Turine afirmou que a integração entre os coordenadores é fundamental para a construção de uma política de pós-graduação forte, com foco nos alunos e no cumprimento das metas da agência avaliadora, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Temos 57 cursos e 45 programas de pós-graduação. Há um processo de maturidade de crescimento dos novos cursos e é necessário desenhar um modelo de gestão descentralizada com a Propp, para verticalizar os programas e, assim, fortalecer e melhorar a qualidade dos programas que já temos. É importante potencializar o nosso conhecimento em áreas estratégicas no Mato grosso do Sul”, declarou o Reitor.

O Reitor falou ainda sobre o acordo de cooperação que será assinado nos próximos meses, entre a UFMS, o CNPQ e o Sebrae Nacional, onde serão contratados 20 pesquisadores visitantes, com prioridade internacional, para atuarem nos programas de doutorado. “Esse é o primeiro acordo com essas diretrizes e vai ser um modelo brasileiro. O Sebrae vai mapear as demandas do Estado e isso vai fortalecer os cursos.  Essas ideias são importantes para contribuir com a política de pós-graduação no Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Nalvo Franco de Almeida Junior, o o Forum é mais um instrumento para aproximar a Propp dos coordenadores dos programas de pós-graduação. “Agregar vocês na construção do planejamento estratégico vai nos mostrar a real situação dos programas”, avaliou Nalvo.

A  professora Concepta (Connie) Margaret McManus Pimentel, diretora de Relações Internacionais da Capes/MEC, esteve presente no Forum e falou sobre o plano de internacionalização da Pós=graduação Capes. “Nossa proposta é que as universidades façam um plano de internacionalização para construir redes de pesquisas internacionais, escolham suas competências e seus parceiros no exterior. A Capes entra com o apoio, da avaliação, com as bolsas e os recursos para viabilizar o plano e, no retorno, o pesquisador deve reverter os recursos investidos nele para a universidade e para a sociedade. A Universidade assume a responsabilidade com a Capes para a melhoria na qualidade dos recursos humanos”, explicou Connie.

Connie salientou que a Capes vai lançar um edital até setembro, onde as universidades vão poder apresentar os seus planos de internacionalização. “As universidades terão liberdade de escolher como e onde querem investir”, disse. Para as universidades que não forem contempladas com o edital, a Capes vai disponibilizar consultores do exterior para auxiliar na construção de um plano consistente, acrescentou Connie.

O Fórum está sendo transmitido ao vivo, via web, através do Facebook da UFMS. Confira a programação abaixo.

Download (PDF, 333KB)