Formandos dos câmpus de Paranaíba e do Pantanal realizam o sonho da colação de grau

Foi realizada na tarde de ontem, 15, a cerimônia de colação de grau dos formandos dos câmpus de Paranaíba (Cpar) e do Pantanal (Cpan), em uma solenidade on-line que reuniu 220 estudantes, professores, coordenadores de cursos, diretores e os gestores da Universidade. O evento foi transmitido ao vivo pela TV UFMS.

Durante a solenidade, o reitor Marcelo Turine cumprimentou toda a equipe da UFMS e parabenizou os formandos. “Utilizem todo o conhecimento teórico e cientifico que aprenderam na Universidade e aproveitem as oportunidades que surgirão na vida de vocês”, complementou. Para a vice-reitora Camila ítavo, a marca da Universidade estará com os novos profissionais aonde eles forem. “Temos aí nos câmpus o ‘Sou UFMS’ e a partir de agora vocês são e serão UFMS para sempre”, afirmou.

Encerraram a etapa da graduação estudantes de Administração, Matemática e Psicologia do Cpar e Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação do Cpan.

A nova Bacharel em Administração Valéria Alves Souza, do Campus de Paranaíba, representou os concluintes dos dois câmpus e comparou a fase na Universidade como uma pedra preciosa. “Entramos aqui na Universidade como pedras brutas, algumas até encobertas com terra e pó. Aos poucos, a terra e o pó foram saindo. Fomos sendo lapidados e lentamente nos descobrimos. Esse procedimento foi bastante demorado, chegou a levar anos, devido a inúmeros dificuldades. Mas, hoje, o nosso brilho é imenso, porque não somos mais pedras brutas, e sim valiosas pedras preciosas. Chegamos ao fim desta etapa, chegamos onde poucos conseguem e se chegamos onde a maioria não chegou, foi porque fizemos o que a maioria não fez”.

A professora do Campus do Pantanal Mariana Biagi Batista falou em nome de todos os docentes homenageados e ressaltou o privilégio que é ter um diploma de uma instituição federal. “Este é um momento que deve ser comemorado por todos vocês e por todos que fizeram parte desta caminhada. O diploma de graduação em uma Universidade Federal ainda é um privilégio de uma parcela muito pequena de brasileiros. Hoje, vocês saem daqui com seus diplomas de graduação e com muitos conhecimentos, algo que realmente pertence a cada um de vocês e é precioso. Por tudo isso, posso dizer que vocês já são vencedores. E nunca duvidem disso, tenham muito orgulho dessa conquista”.

O diretor do Campus de Paranaíba, Wesley Ricardo Freitas, frisou que a felicidade está nas experiências da vida. “Não está na conquista, está nos momentos que a gente vai vivenciando, esse somatório de coisas que vamos experimentando na vida. Devemos fazer cada momento que vivemos, um momento sublime. Desejo à vocês que sonhe com planejamento, se preparem para aquilo que virá, se preparem com muito equilíbrio com a vida pessoal e a profissional, e com muita resiliência para que vocês enfrentem os desafios e as que dificuldades virão”, destacou.

O diretor em exercício do Campus do Pantanal, Fernando Thiago, agradeceu aos presentes e ressaltou que os formandos estão preparados para o mercado de trabalho. “Vocês agora são os filhos intelectuais da UFMS, vão levar todo o peso dessa identidade da Universidade, seus conhecimentos de forma comprometida e extremante qualificada onde forem atuar.”

O calendário das colações de grau de 2021, voltado aos cursos de graduação da UFMS, encerra-se nesta quinta-feira, 16, com a cerimônia dos formandos dos câmpus de Chapadão do Sul e de Três Lagoas.

Texto: Lidiane Antunes