Mais de 200 servidores participaram nesta quarta-feira, 26, do curso de capacitação para brigadistas ministrado na Cidade Universitária pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. O objetivo é capacitar os técnicos e professores para atuarem de forma eficaz no combate a princípios de incêndios e primeiros socorros. O curso tem duração de oito horas e será realizado em todos os câmpus com entrega de certificado.
A vice-reitora Camila Ítavo esteve na abertura do curso e ressaltou a importância dessa parceria com os bombeiros para a prevenção e segurança da comunidade universitária.
“Temos atuado firmemente na prevenção e no cuidado com as pessoas na Universidade. Então, o momento é muito importante para que a gente cuide das pérolas que nós temos que são as pessoas, da integridade e da saúde de cada uma delas que permanecem e passam grande parte do dia nos câmpus da UFMS”.
O comandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militar, tenente-coronel Fernando Carminatti, destacou como essa formação pode ajudar a prevenir situações de risco nos ambientes de trabalho.
“Neste primeiro momento nós estaremos capacitando os servidores de acordo com a nossa Norma Técnica nº 17 que é formação de brigada, onde poderão atuar em princípios de incêndio e alguma atividade de atendimento hospitalar. E mais importante vão ajudar em caso de algum sinistro em rotas de fuga, identificar locais de vulnerabilidade”, explica.
O 1º sargento Alessandro Barros dos Santos explicou que algumas ações que são ensinadas no curso podem salvar vidas. “Os servidores, a partir de hoje, terão o conhecimento para fazer o pré-atendimento antes do socorro chegar, ou seja, vão fazer a intervenção na parte dos primeiros socorros e na prevenção de incêndios. É importante que os servidores tenham esse conhecimento para além de praticar, possam disseminar tanto no trabalho quanto no convívio social e familiar”.
O técnico em Assuntos Educacionais Mário Márcio Cabrera ficou satisfeito em atualizar seus conhecimentos caso haja situações de crise. “É muito importante para nós servidores e todos os colegas de trabalho que a gente tem a oportunidade de saber o que fazer e o que não fazer no momento de uma emergência e são conhecimentos que podem salvar uma vida, então, é de extrema importância.”
Texto: Mirtes Ramos
Fotos: Álvaro Herculano