Fonaprace discute ações e estratégias para assistência estudantil

Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), a UFMS sedia o encontro da regional Centro-Oeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace). O evento acontece no auditório da Sedfor, na Cidade Universitária.

“Quero parabenizar todos os que participam desse encontro, principalmente, pela insistência em estar juntos para conversar, trocar experiências e debater temas importantes como cotas, perfil discente. É uma satisfação muito grande podermos acolhê-los nesse primeiro encontro na UFMS. Entendemos essa área como de fundamental importância, pois sem alunos não existe universidade”, disse o reitor, Marcelo Turine, na cerimônia de abertura. De acordo com o reitor, em dois anos e meio a Universidade registrou um aumento de cinco mil alunos. “Isso foi possível por meio de um olhar diferenciado para a permanência e o ingresso, além da reformulação na nossa política de atenção ao estudante. Não é qualquer universidade que consegue isso, principalmente sem gerar custos adicionais”, destacou Turine.

Para a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFMS, Ana Rita Barbieri, a assistência estudantil pode contribuir para melhorar a posição do país nos rankings internacionais. “Para isso, precisamos utilizar os recursos com eficácia e inteligência, sem perder de vista nossa missão institucional”, comentou. Segundo a pró-reitora, a programação foi pensada de forma a mostrar o que está sendo feito pelas instituições, a fim de discutir os problemas e encaminhar demandas para o Fonaprace nacional, que será realizado no fim de abril, em Brasília (DF). “Precisamos ter o Ministério da Educação como nosso aliado demonstrando que vale a pena investir na assistência estudantil”, pontuou Ana Rita.

“É muito bom e oportuno realizar pela primeira vez o encontro regional do Fonaprace na UFMS, por isso gostaria de cumprimentar toda a equipe pelo esforço”, disse a pró-reitora de Assistência Estudantil da UFMT e coordenadora regional do Fórum, Erivã Garcia Velasco. “Temos enfrentado processos difíceis de ataques à universidade pública, por isso é importante dar visibilidade aos nossos debates e ações, a fim de fortalecer às políticas de assistência estudantil. Essa é uma área fundamental no ensino superior. Acredito que por meio da discussão, chegamos mais perto daquilo que podemos realizar, principalmente, no sentido de unificar estratégias”, falou Erivã.

Nesta edição regional do Fonaprace, participam pró-reitores e equipe técnica de instituições federais e estaduais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. A programação completa do evento pode ser conferida abaixo.

Download (PDF, 244KB)

 

Texto: Vanessa Amin