Feira de Turismo fortalece relação entre a Universidade, o setor e a comunidade

Evento é realizado pelo Curso de Turismo da UFMS neste fim de semana no Shopping Norte Sul Plaza

Nos dias 19 e 20 de outubro, será realizada a 1ª Feira de Turismo de Mato Grosso do Sul – ExploraMS. A iniciativa é do Curso de Turismo da Cidade Universitária e vai reunir em um único espaço empresas e instituições públicas e privadas com o objetivo de fortalecer o setor e comercializar produtos e serviços. A programação poderá ser visitada no Shopping Norte Sul Plaza no sábado, 19, das 10 horas às 22h, e no domingo, 20, das 11h às 21h, com entrada gratuita.

“É um evento inédito no Estado. No ano passado tivemos uma grande repercussão com o Cicloturismo, envolvendo a comunidade, mídia e um grande público. Assim, nesse ano, propomos a realização da Feira”, explica a professora da Escola de Administração e Negócios Luciana Correia Diettrich.

De acordo com a docente, são aproximadamente 20 estandes, sendo que alguns agregam mais de um expositor. “Por ser uma feira, haverá, além da exposição de produtos e serviços turísticos, a comercialização de destinos sul-mato-grossenses como de passeios, de hospedagens, artesanatos, entre outros. Quem passar pela feira, terá, além das informações, a oportunidade de adquirir esses produtos e serviços a preços promocionais, inclusive”, destaca Luciana. “Teremos as novidades sobre os nossos destinos em um só lugar. Muitos de nós sabemos sobre nossos atrativos, mas nem sempre sabemos como adquirir. Além das promoções, a ideia é levar também as novidades do setor”, conta.

Estão envolvidos na organização do evento, além da professora Luciana, o professor Fábio Eichenberg, o professor Erick Wilke e os estudantes das disciplinas de Eventos e Ambientação em Eventos. Além destes, os demais professores do curso se envolvem, colaboram e apoiam sua realização. “No nosso curso, os estudantes são preparados para atuar em várias áreas, agenciamento, hotelaria, etc. Na disciplina de Eventos, eles idealizam, propõem, pensam, escrevem projetos, etc. Além de, obviamente, relacionar isso ao conteúdo teórico. E, no semestre seguinte, eles realizam o evento. É importante que eles tenham caráter de extensão”, detalha.

Luciana lembra que, em 2023, nas mesmas disciplinas, foi realizado o Cicloturismo, um evento de grande repercussão. “Estamos envolvidos em todo o processo, toda a atividade, então desde a proposta até, inclusive, o pós-evento, que é uma ação, por meio da qual os alunos aprendem, recebem o feedback e divulgam esse feedback junto aos patrocinadores e apoiadores, os relatórios, a divulgação pós-evento, entre outros”, conta a professora.

“Para os estudantes, é uma experiência de grande aprendizado, pois eles experimentam, a prática da realização de eventos de grande porte com toda a responsabilidade que isso implica. Os alunos participam de todo o processo e ações que vão desde o contato que eles fazem com os parceiros (apoiadores, patrocinadores, mercado, convidados, etc.) das reuniões, enfim, então é realmente a experiência prática em sua totalidade”, fala Luciana.

A ExploraMS marca as comemorações de dez anos do Curso na Cidade Universitária. “Os estudantes apresentaram várias propostas e foi com dor no coração que tivemos que escolher que fazer a escolha entre elas, pois as demais também eram incríveis”, diz.

Ao público em geral, professora ressalta que é uma boa oportunidade para programar a viagem das próximas férias. “Quem for ao evento poderá, inclusive, sair de lá com a programação das férias de fim de ano resolvida. Ou talvez um próximo fim de semana, um feriado. O Curso de Turismo da UFMS terá um grande espaço atraente, confortável, agradável, com alguns atrativos. Um lugar gostoso para passear no final de semana”, avalia Luciana.

“Com tudo isso, objetivamos cada vez mais divulgar o nosso curso, nossa capacidade, os nossos projetos, beneficiar a comunidade e promover também a UFMS. Acreditamos no sucesso e com isso a gente tem conseguido aumentar o nosso portfólio de atividades, atrair cada vez mais parceiros importantes e cumprir aquilo que prevê um projeto de extensão: o aprendizado aos alunos, a contribuição à comunidade, ao curso e a Universidade”, finaliza a professora.

Texto: Vanessa Amin