Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul recebe inscrições para avaliadores

Até o dia 20 de agosto, estudantes e professores da pós-graduação podem se inscrever como avaliadores da primeira etapa da Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS). Os interessados podem preencher o formulário neste link.

Para participar desta avaliação virtual, realizada de 15 de agosto a 15 de setembro, é preciso ter concluído o mestrado. Os avaliadores, tanto brasileiros quanto estrangeiros, receberão certificados de horas complementares. Os avaliadores devem ter disponibilidade de horário pois será necessário avaliar pelo menos 10, e no máximo 20 projetos. Para cada trabalho avaliado, serão ofertadas 2 horas complementares de certificação.

O professor de Engenharia Química na Universidade de São Paulo, Aldo Tonso, conta sobre como a experiência de avaliador da feira contribuiu para sua carreira já que permitiu fazer diversas conexões com projetos além de estimular os estudantes por meio de críticas, melhorias ou elogios ao que foi desenvolvido.

“Seja dando aula ou orientando na pós-graduação, o melhor da minha carreira é a interação com pessoas e a sensação de contribuir na formação de recursos humanos. Dessa forma, avaliar a feira de ciências é fazer isso, e assim me sinto motivado a ser um avaliador”, relata o professor.

As áreas do conhecimento que serão avaliadas são: Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Linguística; Letras e Artes; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Inovação e projetos com aplicações práticas.

A Fetec

A Fetec MS chega a sua 13º edição e será realizada entre os dias 23 e 27 de outubro durante o Integra UFMS 2023 no Ginásio Moreninho, que fica na Cidade Universitária. A visitação é aberta ao público.

Participam anualmente como finalistas, alunos de escolas municipais, estaduais, federais e privadas de Mato Grosso do Sul, além de trabalhos de outras regiões brasileiras interessadas. Todos os projetos recebem certificados e os vencedores são premiados com medalhas, troféus e credenciais para eventos científicos nacionais.

Em 2022, a feira contou com mais de 400 avaliadores.

Mais informações podem ser obtidas no portal fetecms.com

Texto: Mirtes Ramos