Fapec entrega resultado final do Vestibular UFMS

Depois da publicação da primeira convocação, o processo do Vestibular da UFMS oficialmente terminou com a entrega do Resultado Final.  O documento entregue pela Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e a à Cultura (FAPEC) a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é o extrato completo do processo seletivo:  desempenho dos candidatos, nota de corte dos cursos, concorrência e classificação geral.

A prova do vestibular foi aplicada no dia 2 de dezembro, em 10 cidades de Mato Grosso do Sul.  Ao todo, 10.942 candidatos realizaram o exame em busca de uma vaga para os 116 cursos ofertados.  Deste total, 1.298 estudantes foram convocados para 1ª chamada, divulgada nesta semana.

Ao receber das mãos do secretário executivo da Fapec, Rodolfo Vaz de Carvalho, o reitor da UFMS Marcelo Turine disse com muita alegria: “É um orgulho para universidade a formação desses jovens, e o acolhimento desses meninos e meninas que estão chegando na educação superior. Praticamente 5 mil alunos entrando nesse processo de ingresso da universidade, a maior e melhor universidade de Mato Grosso do Sul. E o que nós esperamos dos nossos alunos é melhorar a qualidade da educação, projetos sociais, de esporte, participação em diretório acadêmico, em centros estudantis, essa participação na formação do Brasil e Mato Grosso do Sul”.

Orgulho é realmente a palavra mais expressiva desse momento, pois a concorrência não foi pequena. Nesta 2ª edição do vestibular a concorrência por uma vaga em medicina na UFMS, por exemplo, foi maior do que na USP (Universidade de São Paulo). Enquanto no vestibular da UFMS são 148 candidatos por vaga, no vestibular Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), que aprova alunos para a USP, a carreira de medicina tem a concorrência de 115 candidatos por vaga.

A disputa acirrada para uma vaga de Medicina acabou rendendo os melhores desempenhos. As três notas mais altas do Vestibular foram de candidatos que escolheram o curso.  Em primeiro lugar, Heloisa Mozzaquatro Werlang, nota: 818,91; em segundo lugar Julia Fogaca Toniello, nota: 810,03; e em terceiro lugar, Stella Araujo Alves de Lima, com a nota 801,10. Depois de medicina, os cursos de Direito e Engenharia Civil apresentam as maiores notas entre os candidatos.

Mas o orgulho não ficou apenas como aqueles que conquistaram o tão desejado sonho. Na visão do Secretário Executivo da FAPEC, a segunda edição do Vestibular da UFMS realizada pela fundação, mostrou um crescimento nítido da prova, em termos de relevância para os estudantes, e qualidade de qualidade técnica. “Foi um grande vestibular. E ano a ano eles está cada vez melhor, diminuindo as ocorrências e aumentando as notas de corte, elevando a relação candidato-vaga”, comentou Rodolfo.

O secretário ainda completa dizendo: “Nós da Fapec já somos reconhecidos pelo sigilo e eficiência em concursos públicos, mas a UFMS é nosso carro-chefe, e apoiá-la no ensino, pesquisa e cultura é a nossa prioridade. Por isso, temos certeza que essa parceria só tem a prosperar”.

As próximas chamadas serão divulgadas em fevereiro. A partir de agora, explicou o pró-reitor de Graduação da UFMS, Ruy Alberto Caetano Corrêa Filho, os candidatos devem ficar atentos ao cronograma, especialmente ao período de matrícula. “Prestem muita atenção ao edital de convocação de matrícula, que compareçam e sejam bem-vindos à nossa instituição”.

Texto: JC Costa e Isabela Domingues (assessora de comunicação da Fapec)

Foto: JC Costa