Faodo retoma parte do atendimento clínico-odontológico com medidas de biossegurança

Após alguns meses de paralisação das atividades práticas, depois de decretado o período de emergência de saúde pública devido à pandemia da Covid-19, a Faculdade de Odontologia (Faodo) da UFMS retomou ontem (22) o atendimento clínico-odontológico para a comunidade, conforme o atual cenário epidemiológico e as novas medidas de biossegurança adotadas.

Referência no Estado em atendimento odontológico, a Faodo oferece à população de Campo Grande e de outros munícipios, por meio da prática acadêmica, uma série de serviços que compõem a formação do cirurgião-dentista clínico-geral,  com a prestação de toda atenção básica e secundária, com tratamento odontológico integral que esteja dentro da grade curricular da graduação.

Para a retomada do atendimento clínico-odontológico estão sendo seguidas as medidas protetoras, conforme os planos de Biossegurança da UFMS e da Faodo, respeitando as determinações dos órgãos oficiais e dos levantamentos científicos.

“Uma comissão de biossegurança da Faodo fez o levantamento, junto a literatura e outras universidades, e estamos tomando todos os cuidados e todas as medidas que são determinadas para o ambiente clínico-odontológico. Algumas são de caráter geral, como o uso de máscara e álcool, mas há algumas medidas específicas para o ambiente clínico-odontológico que também estão sendo adotadas, a fim de assegurar a saúde de todos que procurem o atendimento na nossa Faculdade”, afirma o diretor da Faodo, Paulo Zárate.

Nesta primeira etapa do retorno, estarão atendendo somente os acadêmicos formandos, ou seja, do último ano do curso de Odontologia. Serão atendidas 31 pessoas por dia para o estágio integrado da Faodo.

“A partir do momento que nós consigamos fazer esse retorno programado, avançando as etapas desse planejamento, os outros acadêmicos de semestres anteriores também estarão retomando esse atendimento”, completa o diretor.

O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h15 e das 13h15 às 17h15.

Texto: Paula Pimenta