Faalc aprova novo curso de Pós-Graduação

A Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (FAALC) da UFMS acaba de aprovar o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, com área de concentração em “Linguagem e Educação”. Planejada por professoras do curso de Letras e vinculada ao núcleo de pesquisas “Linguagens, Discursos e Hipermídias” e ao “Grupo de estudos em formação de professores na EAD”, a especialização visa atender à significativa demanda de egressos da licenciatura em Letras que é ofertada na modalidade a distância e nas turmas presenciais da UFMS.

De acordo com a professora Elaine Moraes, o número de formados que já atuam na Educação Básica em diversos municípios de Mato Grosso do Sul é expressivo. “O propósito das docentes é a criação de um espaço consistente de discussões em torno do ensino de línguas (portuguesa, inglesa, espanhola, de sinais, indígenas), relacionado com temáticas (trans)disciplinares de extrema relevância no contexto político-educacional da atualidade”, explica.

A professora explica ainda, que, para atender a essa demanda, o curso é composto por uma grade curricular que privilegia reflexões acerca da relação intercultural que permeia a aprendizagem de línguas, da relação entre a tecnologia, as hipermídias e as práticas de multiletramentos, bem como da relação entre identidades e discursos e aspectos da leitura em línguas adicionais. “Além disso, um dos focos do curso é a criação de um espaço fecundo para discussões em torno do imbricamento entre a literatura e a filosofia no que tange à formação de leitores/mediadores de textos de diferentes modalidades”, revela.

“No geral, a ideia será articular o escopo teórico-metodológico da Linguística Aplicada aos pressupostos do ensino de línguas, da Análise do Discurso e da Sociolinguística, como forma de ampliar as possibilidades de engajamento dos pós-graduandos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro e fora das instituições de ensino superior. Além disso, a proposta possui um fio condutor que busca favorecer, sobretudo, o desenvolvimento de inquietações para que os pós-graduandos se sintam mais preparados a seguir no caminho da pesquisa em cursos de mestrado e doutorado”, avalia Fabiana.

A especialização é gratuita, tem início previsto para o mês de agosto e funcionará em formato semipresencial, com encontros presenciais mensais em Campo Grande, aos sábados. Pensando no público do interior, as gestoras do projeto estão articulando convênio com a Sedfor para a possível oferta de vagas no alojamento da universidade. O edital com todas as informações será publicado na próxima semana, no site: http://propp.ufms.br.