Exposição no RU chama a atenção para Luta Antimanicomial

A Liga Acadêmica de Saúde Mental em Enfermagem (LASME) realiza hoje (18) das 10h às 14h, em frente ao Restaurante Universitário (RU), uma exposição de fotos de tratamentos e de pessoas atendidas em um antigo manicômio. O evento marca o Dia Nacional da Luta Manicomial, celebrado em 18 de maio.

De acordo com a professora Priscila Marcheti Fiorin o objetivo é sensibilizar e levantar na comunidade acadêmica a discussão acerca da saúde mental e da reforma psiquiátrica. “O lema da mobilização para 2017 é ‘Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: por uma sociedade sem manicômios!’, por isso trazemos as fotos justamente para lembrarmos o que já aconteceu e assim possamos evitar que ocorra novamente. A exposição e o falar sobre o assunto fortalecem a luta e nos direcionam para que trabalhemos mais a promoção da saúde mental, com grupos terapêuticos e atividades voltadas para a prevenção de doenças na sociedade, e não foquemos apenas naquela recuperação, que antes era feita de maneira tão extrema como fica claro nas imagens”, explicou.

Quando passou pelas fotos penduradas no varal Amanda da Silva Gomes do 1º semestre de Nutrição se lembrou de um documentário que havia assistido sobre o manicômio retratado. “Eu me emocionei bastante quando vi o documentário e rever essas imagens fortes realmente causa um impacto na gente por tudo ali ter sido realidade. Não sabia que hoje era celebrado o dia da Luta, achei muito bacana essa ação pra promover realmente a conscientização, porque não temos muita noção do que ocorre até nos depararmos com ações como essa”, disse.

Assim como os outros visitantes da exposição, Amanda foi convidada pelos integrantes da Liga a escrever e expor a sua luta em um pequeno papel, iniciativa que, segundo a professora Priscilla surgiu em reuniões para preparação para o evento. “Os integrantes que tiveram essa ótima ideia. Ontem foi o dia da luta contra a homofobia e hoje nós estamos lutando aqui contra os manicômios, mas sabemos que cada pessoa tem a sua luta interna e é importante que saibamos ouvir e respeitar suas lutas também”, comentou.

“Escrevi que sou contra a falta de altruísmo, falta de respeito em geral, falta de capacidade das pessoas se colocarem no lugar das outras. Acredito que essa incapacidade é que gera a homofobia e todos os tipos de violência”, contou Amanda.

Luta

A Luta Antimanicomial teve seu início em 1987 com o lema “Por uma sociedade sem manicômios” e é caracterizada por lutar pelos direitos de pessoas com sofrimento mental e por combater a ideia de que se deve isolá-las da sociedade. O movimento enfatiza que todo cidadão possui o direito de liberdade, de viver em sociedade e que tem acesso ao cuidado e tratamento sem precisar abrir mão do seu lugar dentro da sociedade.  Sua meta está em trocar os hospitais psiquiátricos tradicionais por serviços humanizados e abertos para o tratamento.

Outras ações

A LASME também está presente no Câmpus de Coxim (CPCX) e realizará amanhã (19) um seminário sobre o assunto abordando ainda a prevenção contra a homofobia (luta celebrada no dia 17 de maio). O objetivo é proporcionar uma mudança da reflexão sobre os preconceitos, julgamentos, e estigmas de cada um. Como aponta a página do evento no facebook, em tempos atrás, pessoas de condições sexuais diferentes das impostas pelas sociedades eram consideradas doentes mentais e trancadas em manicômios como modo de punição, dessa forma, a luta antimanicomial tem relação direta e indiretamente na luta contra a homofobia, pois por mais que a reforma psiquiátrica tenha sido eficaz nos últimos anos ainda é necessária a transformação da mente humana e o entendimento de que cada ser é um ser único, para que assim todos possam viver livres do preconceito nos seus mais variados modos.

O seminário contará com uma mesa redonda com a psicóloga Roberta Maisatto, sobre “A linha tênue entre a homofobia e a luta antimanicomial”, e um minicurso com Dolores Puga com o tema “Louca e perigosa: apontamentos da imagem sociocultural da mulher curandeira e praticante de magia na história”.

Mais informações sobre o evento em Coxim podem ser obtidas na página do evento do Facebook.