A Biblioteca Central recebe uma nova mostra no mês de outubro, na Cidade Universitária. A exposição “Ilustradores do Modernismo brasileiro” apresenta o olhar de artistas que contribuíram para estampar livros de autores característicos do movimento.
O idealizador da exposição é o professor Dennis Hanson Costa, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia. Docente na área das ciências exatas, ele também tem formação artística e exibe sua terceira exposição.
“Apresentamos para o público campo-grandense um olhar sobre os artistas que trouxeram beleza aos livros dos autores modernistas, como Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade. De capas a ilustrações, há um pouco de tudo”, detalha.
A exposição ocorre em outubro devido à celebração da Semana Nacional do Livro, que ocorre neste mês. O organizador explica que a proposta é, justamente, abordar a literatura a partir do olhar dos artistas que contribuíram com sua visão para os textos.
Ao todo, são 21 painéis com diversas obras cada. “Há um pouco de história para dar contexto, mas o foco está nos extraordinários artistas que criaram capas e ilustrações para as diversas obras, desde a Semana de 22. Temos desde Portinari a artistas incríveis e menos conhecidos hoje, como Tomás Santa Rosa e Poty Lazarotto”, afirma.
As obras ficam expostas no saguão da Biblioteca, logo os interessados podem conferir e celebrar a literatura em seu “habitat natural”, como brinca o organizador. A exposição ficará disponível para visitação até o dia 30, de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h ao meio-dia.
Texto: Mylena Rocha