Exame Nacional de Residência oferece vagas para profissionais da saúde

O Exame Nacional de Residência (Enare) 2024/2025, organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o apoio da Fundação Getúlio Vargas, disponibilizará mais de 8,7 mil vagas em aproximadamente 1,7 mil programas de residência para profissionais da saúde em todo o país. Com a adesão de mais de 160 instituições, as provas serão realizadas no dia 20 de outubro em mais de 60 cidades do Brasil. As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro.

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) e o Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia participam desta edição do Enare. A Universidade oferece 128 vagas, sendo 66 para Programas de Residência Médica e 62 para Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde.

A residência médica é voltada para médicos que desejam aprimorar suas habilidades clínicas e teóricas em diversas especialidades, com o objetivo de atender com excelência as demandas do sistema de saúde. Os programas de residência multiprofissional e uniprofissional são direcionados a outros profissionais da saúde, como enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos, promovendo formação interdisciplinar e integração entre ensino e serviço, preparando-os para enfrentar os desafios do sistema de saúde de forma colaborativa e holística.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Ligia Rodrigues Macedo, destaca o acréscimo profissional da experiência, onde é possível se aprimorar em determinada área específica. “O profissional vivencia na residência uma intensa experiência prática e se envolve em diversos casos clínicos, reais e complexos, possibilitando o conhecimento atualizado, trabalho em equipe, capacidade de diagnosticar e tratar. Por meio da residência, também se atualiza na teoria e literatura com os últimos avanços das pesquisas científicas, o que lhe permite especializar suas habilidades técnicas e práticas”.

Para o diretor de Pesquisa, Daniel Henrique Lopes, a oferta de vagas por meio do Enare traz benefícios para os profissionais e para a Instituição. “Dentre as vantagens para a Instituição, destaca-se: divulgação do processo seletivo em âmbito nacional; devido ao sistema de escolha, diminui a possibilidade de vagas ociosas; elimina a carga burocrática para a realização de um processo próprio; dentre outras. Para os candidatos, destaca-se: democratização do acesso; data única para realização das provas; processo seletivo padronizado”, enfatiza.

Os resultados do exame escrito serão divulgados em 20 de dezembro, seguidos pela publicação dos resultados da análise curricular em 7 de janeiro de 2025. A escolha de vagas ocorrerá em três oportunidades: de 21 a 22 de janeiro, de 24 a 27 de janeiro e de 29 a 30 de janeiro de 2025.

Para mais informações, acessa a página do candidato.

Texto: Elton Ricci e Alíria Aristides