Evento virtual aberto terá como tema a alfabetização no estado

Na tarde de hoje, 25, será realizada a palestra “História da Alfabetização em Mato Grosso do Sul”. O evento virtual, aberto a toda a comunidade, será transmitido pelo canal do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID – UFMS) a partir das 17h30, no horário de MS. A ministrante será Terezinha Bazé de Lima, docente aposentada da Universidade.

“A professora Terezinha tem uma longa experiência discutindo a alfabetização do estado. Ela irá falar um pouco dessa história no sentido de construção de campo, de ação, de práticas e de significados por meio dos quais a alfabetização vai se dando aqui em Mato Grosso do Sul”, disse a coordenadora da ação, professora Patrícia Teixeira Tavano.

A palestra é voltada a todos os interessados no tema e não há inscrição prévia para a participação. Haverá emissão de certificado para os participantes que assinarem a lista disponibilizada durante a realização do evento.

A ação faz parte do projeto de extensão “Alfabetização remota: vozes e ações do PIBID”, que surgiu a partir da necessidade de uma discussão específica sobre o tema, identificada pelos participantes ao longo do desenvolvimento do PIBID UFMS, e a partir também de outro projeto de extensão, “Reunião aberta do PIBID UFMS”, no qual a atividade relacionada à alfabetização gerou questionamentos.

A coordenadora do projeto, Patrícia Teixeira Tavano, explicou que com o Ensino Remoto Emergencial instalado a partir de março de 2020 os professores perceberam que o campo da alfabetização sofreu um impacto muito forte porque as ações foram todas transferidas para ações a distância, utilizando equipamentos de informática, atividades impressas, entre outras. “Os estudantes, porém, não tinham se apropriado ainda dos símbolos, signos e significados da palavra e da fala da Língua Portuguesa para acompanharem esse material. Assim, percebemos que é um campo que precisa ser discutido, então o intuito é promovermos palestras, mesas de debate, relatos de experiência, discussões, ressignificações práticas que possam contribuir com a formação dos nossos alfabetizadores”, apontou.

As próximas realizações dentro do projeto de extensão estão previstas para setembro e outubro, sempre às 17h30 (horário de MS) no canal do PIBID – UFMS. No dia 9 de setembro a professora Suely Amaral Mello irá falar sobre a “Formação da atitude leitora”. No dia 4 de outubro a palestra intitulada “Alfabetização: questões atuais” será proferida pelo professor Dagoberto Buim Arena. E no dia 20 de outubro a professora Janete Rosa da Fonseca irá ministrar a palestra “Por uma educação dos/com afetos”. “Estão previstas ainda para estes meses palestras e mesas de debates com a temática de alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, indicou a coordenadora.

Texto: Ariane Comineti