No Mês da Mulher na UFMS: paliteiro recebe iluminação especial e muitas ações serão realizadas.

Uma ação na tarde desta quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, homenageará as servidoras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e marcará o lançamento da programação do Mês da Mulher na instituição. O evento ocorrerá às 16h30, no hall de entrada do prédio das Pró-Reitorias, e contará com a presença do Reitor, Marcelo Turine, da Vice-Reitora, Camila Ítavo, e de outros membros da Administração Central da UFMS.

“Nossa proposta, com ações simples, mas de muita simbologia, é que nossas mulheres se sintam homenageadas e orgulhosas de construir dia a dia uma UFMS melhor”, afirma a Vice-Reitora.

As servidoras serão recepcionadas pelo projeto especial “Mulheres que cantam”, formado por professoras e acadêmicas do Curso de Música, sob coordenação da docente Ana Lúcia Gaborim. Todas as servidoras da Universidade estão convidadas para o evento. Uma apresentação de dança do ventre organizada pelo Núcleo de Estudos de Dança em Movimento da UFMS, sob coordenação da coreógrafa Mariana Cavalcante, também faz parte da programação.

O ponto alto da homenagem deve ser o anúncio da campanha “Mulheres e música em movimento: espetáculo com canções e danças interpretadas por servidoras da UFMS”, que será organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE). A campanha consistirá em um show especial no Teatro Glauce Rocha, na noite do dia 30/03, reunindo talentos femininos entre as servidoras da Universidade.

Antes do evento, no horário de saída para o almoço das servidoras da UFMS, também no hall de entrada das Pró-Reitorias, uma apresentação instrumental de violoncelo conduzida pelos acadêmicos do Curso de Música também homenageará as mulheres que trabalham na UFMS.

Outras ações

Outra ação de destaque do Mês da Mulher na UFMS é a iluminação com coloração especial, em tons de rosa, que o Monumento Símbolo, popularmente conhecido como “Paliteiro”, receberá ao longo de março.

O Centro Acadêmico de Engenharia Civil (CAENG) realizará, no dia 08/03, uma edição especial do “Papo de Engenheiro”, que contará com a presença de três mulheres, a Engenheira Rocheli Cavalcanti, a Profa. Dra. Isabel Kaufmann e a Engenheira Valéria Garbas. O evento terá como formato um bate-papo entre as palestrantes convidadas sobre os mais diversos temas relacionados à engenharia civil. Ao fim das apresentações, os participantes terão oportunidades de fazer perguntas. O “Papo de Engenheiro” será realizado no “Auditório de Arquitetura”, às 19h.  O evento terá emissão de Certificado.

No corredor Central, o curso de Enfermagem apresentará uma exposição de fotos sobre a violência contra mulher, com música ambiente.  Também haverá a exposição de produtos das empresas Boticário, Avon e Mary Kay.

O Grupo de Estudo de Gênero e Psicologia (GENPSI) promove uma roda de conversa, no dia 13/03, para tratar do tema: Relações Sociais de Gênero e Política Públicas para as mulheres. O evento será realizado no Anfiteatro do CCHS, às 17h.

No dia 16/04 o Curso de direito promove a “Palestra sobre violência de Gênero: Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher”, às 19h.