Evento discute Judicialização da Saúde através de evidências científicas

O Comitê Estadual do Fórum do Judiciário para a Saúde de Mato Grosso do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Evidências de Mato Grosso do Sul (NEvMS), localizado na Faculdade de Medicina (Famed), realizam, na próxima quinta-feira (22), um diálogo deliberativo entre operadores do direito e da saúde para discutir opções e alternativas relacionadas à Judicialização da Saúde.

A conversa também contará com a participação de representantes da sociedade civil diretamente implicados ao tema, como o Conselho Municipal de Saúde e o Conselho Regional de Medicina, e pesquisadores da Fiocruz Mato Grosso do Sul e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems).

O evento ocorrerá na sede do Tribunal de Justiça e utilizará as melhores evidências científicas disponíveis, com o intuito de traçar soluções e estratégias que reduzam o volume de recursos judicializados, sem prejudicar o direito da população à saúde. Este diálogo deliberativo tem como base a Síntese de Evidências para Políticas: Judicialização da Saúde. O Instituto Veredas e o NEvMS farão a mediação.

NEvMS – O Núcleo de Evidências do Estado de Mato Grosso do Sul configura o décimo terceiro do Brasil e é fruto de acordo de cooperação entre a UFMS e a Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde.

Texto: José Câmara (estagiário de Jornalismo), com informações NEvMS