Estudo publicado em periódico internacional analisa velocidade do vento em Mato Grosso do Sul

Estudo que analisa a velocidade do vento em Mato Grosso do Sul, realizado pelo Grupo de Pesquisa e Laboratório ModelHy, localizado na Faeng, acaba de ser publicado como artigo científico na Revista Internacional da Editora Elsevier “Sustainable Energy Technologies and Assessments, An International Journal”, classificada como A1 no novo Qualis Capes.

Professora Isabel Kaufmann de Almeida e o mestrando José Antonio Guarienti

Ao considerar a importância de se investir em fontes ​​de energia renováveis em Mato Grosso do Sul, e diante do fato de a energia eólica estar crescendo na matriz energética brasileira, o estudo realiza a análise de desempenho de métodos numéricos para determinação dos parâmetros de distribuição de Weibull aplicados à velocidade do vento no estado.

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Ambientais (PPGTA), do Laboratório ModelHy e do projeto de pesquisa “Estágios e critérios do processo de tomada de decisão para soluções ecossustentáveis”, que engloba esse estudo, a professora Isabel Kaufmann de Almeida explica que a avaliação dos recursos eólicos de uma região é etapa crucial no planejamento de um projeto de energia eólica.

“A velocidade do vento em um determinado período pode ser representada por uma função de densidade de probabilidade. Através da função de distribuição de probabilidade de Weibull é possível determinar o potencial de energia eólica de uma região. A função de distribuição Weibull fornece uma representação conveniente dos dados de velocidade do vento para fins de cálculo de energia eólica. Para que a representação da velocidade do vento e a determinação do potencial de energia eólica sejam adequadas é fundamental que os parâmetros da distribuição de Weibull sejam calibrados em função dos dados reais”, expõe.

Nesse estudo, foram utilizadas séries de dados horários de 27 estações meteorológicas monitoradas desde 2001 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) distribuídas pelo estado Mato Grosso do Sul.

“Além da análise de desempenho de seis métodos numéricos na estimativa dos parâmetros de distribuição de Weibull, no estudo também são apresentados resultados referentes a magnitude e ao comportamento da direção do vento por estação de monitoramento ao longo dos meses do ano”, completa a coordenadora.

Mestrando no PPGTA, José Antonio Guarienti, graduado em Engenharia Civil pela UFMS é o primeiro autor do artigo. O acadêmico atua no Grupo de Pesquisa ModelHy desde julho de 2017 e desenvolveu três iniciações científicas, sob a orientação da professora Isabel.

“É uma satisfação enorme produzir um estudo como este que pode auxiliar no desenvolvimento e aumento da utilização de fontes de energia renovável, como a energia eólica, no estado de Mato Grosso do Sul. E um orgulho muito grande para mim e para os meus colegas do grupo de pesquisa ModelHy que colaboraram na autoria desse estudo ter o artigo publicado numa revista científica internacional tão importante e de elevado fator de impacto como a “Sustainable Energy Technologies and Assessments”, afirma o acadêmico.

Pesquisadores integrantes do ModelHy

Também assinam o artigo Aleska Kaufmann Almeida, graduada em Engenharia Civil pela UFMS, mestre e doutoranda do PPGTA, Armando Menegati Neto, acadêmico de Engenharia Elétrica, Ayrton Renan de Oliveira Ferreira, acadêmico de Engenharia Civil, e João Paulo Ottonelli, graduado em Engenharia Civil pela UFMS e mestrando do PPGTA.

“O estudo foi 100% desenvolvido por acadêmicos da UFMS, utilizando modelagem matemática em dados públicos de monitoramento, com resultados de interesse tecnológico para o estado de Mato Grosso do Sul, e publicado em uma revista de elevado Fator de Impacto relevante na área de Engenharia, o que evidencia a relevância das pesquisas desenvolvidas na UFMS”, diz Isabel.

O artigo “Performance analysis of numerical methods for determining Weibull distribution parameters applied to wind speed in Mato Grosso do Sul, Brazil” pode ser conferido na íntegra em https://authors.elsevier.com/c/1bySi7tDQ9EIxp.

Texto: Paula Pimenta