Estudantes recebem certificado de reconhecimento por participação no Projeto Rondon

Nesta segunda-feira, 11, o reitor Marcelo Turine e a vice-reitora Camila Ítavo receberam o grupo de estudantes e professores que participaram das ações da operação Guaicurus, realizada pelo Projeto Rondon em Mato Grosso do Sul.

“Parabéns a todos vocês por terem falado ‘sim’ ao projeto. É uma ação nacional muito importante, idealizada e realizada por pessoas que amam a integração. Gostaria também de parabenizar os professores do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) Sebastião Martins de Souza Neto e Nathan Aratani por liderarem o grupo na UFMS”, disse o reitor. “Temos orgulho de vocês e acreditamos muito no crescimento da ação na UFMS a partir da participação de vocês nesta segunda missão, que contribui muito para uma maior consciência sobre a missão social da nossa Universidade”, falou a vice-reitora.

Integram o grupo, oito estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina, Odontologia e Ciências Biológicas – Licenciatura. “Conhecia o projeto pelas redes sociais, quando fui convidado pelo professor Sebastião para ajudar nessa missão. Fiquei motivado em participar, principalmente, pela natureza do projeto: ajudar a comunidade. Minhas expectativas foram superadas e a experiência vai contribuir ainda mais para melhorar a minha prática enquanto profissional”, contou Pedro Henrique Collete. Ele está no oitavo semestre do curso de Ciências Biológicas e ministrou uma oficina sobre tecnologias para a educação.

“Estamos muito gratos por estarmos aqui e por termos representado a UFMS nesses 21 dias de atividades em Ribas do Rio Pardo. O movimento ainda é pequeno, mas acredito que com o apoio da Instituição vamos alcançar o seu enorme potencial. No Projeto Rondon vivenciamos a verdadeira extensão, pois conseguimos ir até as comunidades, interagir e verificar as suas necessidades reais. Gostaria também de agradecer aos diretores das unidades por incentivarem os estudantes a participarem da Operação Guaicurus”, destacou o professor do Instituto Integrado de Saúde Nathan Aratani, coordenador-adjunto do projeto na UFMS.

O professor Sebastião Martins de Souza Neto explicou que durante os dias em Ribas, os estudantes realizaram oficinas de cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde. “Estamos elaborando um projeto piloto para realizar ações permanentes em outras localidades, para além das que acontecem durante o Projeto Rondon, no início e meio do ano. Quem participa pela primeira vez, é contaminado e não consegue mais ficar fora da ação. Gostaria de agradecer mais uma vez à Universidade, pois sem o apoio e sem a força de vontade nada aconteceria”, ressaltou. A Operação Guaicurus foi realizada entre 13 e 30 de julho. Além do grupo da UFMS, estudantes e professores da Universidade Federal de Viçosa – Câmpus do Rio Paranaíba, também estiveram presentes em Ribas do Rio Pardo.

O Projeto Rondon é uma atividade realizada pelo Governo Federal, com coordenação do Ministério da Defesa, que possibilita aos universitários uma experiência de imersão em pequenas comunidades, auxiliando nos processos de desenvolvimento sustentável de cada região frequentada.

Nova seleção para operação em Sergipe

Estudantes de graduação que se preocupam com a sociedade, com o meio ambiente e que gostam de aventuras, podem se inscrever para o Projeto Rondon, que desta vez realiza a Operação Mangabeiras, em Sergipe, de 18 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024. São dez vagas disponíveis: oito para voluntários e duas para suplentes. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de setembro. Mais informações podem ser conferidas aqui.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Álvaro Herculano