Estudantes e professores divulgam empreendedorismo social em escolas estaduais

Ações de sustentabilidade promovidas pela UFMS também são apresentadas aos alunos do ensino médio

Até 29 de junho, professores e acadêmicos que integram os times Enactus UFMS realizam atividades em escolas estaduais. A ação integra o programa institucional Vem pra UFMS e é desenvolvida pela Diretoria de Desenvolvimento Sustentável (Dides) e a Diretoria de Inclusão e Integração Estudantil (Diiest), ligada a Pró-reitora de Assuntos Estudantis , com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte.

De acordo com o diretor da Dides, Leonardo Chaves, as ações acontecem em alusão ao mês do meio ambiente e o objetivo é divulgar na ação o Time Enactus UFMS e o Programa UFMS Sustentável nos municípios nos quais a Universidade está presente. “A participação do Programa UFMS Sustentável no Vem pra UFMS é muito importante para que os estudantes do ensino fundamental e médio conheçam as ações de sustentabilidade desenvolvidas na nossa Universidade, chamando a atenção para esta temática tão importante na atualidade”, destaca. “Os estudantes sempre veem a UFMS como local para realizar o seu sonho de um curso superior, de transformar suas vidas por meio da educação, portanto, além de conhecerem os nossos cursos e projetos oferecidos, também passarão a conhecer as ações institucionais voltadas ao desenvolvimento sustentável, ou seja, que a Universidade vai além da formação acadêmica, mas também proporciona uma formação humanística e cidadã”, acrescenta Leonardo.

A diretora da Diiest Luciana Contrera destacou a ação como uma oportunidade para os estudantes interagirem com os futuros alunos da UFMS. “Essa é uma ação de grande dimensão, na qual nossos acadêmicos têm a oportunidade de divulgar para os futuros alunos da UFMS, as nossas ações que vão além do ensino, pesquisa e extensão e englobam também empreendedorismo e inovação. Os times Enactus UFMS estão em implantação em todos os câmpus e é uma oportunidade para divulgar as ações que os estudantes podem realizar no âmbito do empreendedorismo social, além de aproveitar o mês do meio ambiente e  apresentar o Programa UFMS Sustentável que abrange ações ambientais, sociais e de governança desenvolvidas”, fala.

“Fomos convidados pela Dides e pela Diiest para participar da ação Vem pra UFMS para apresentar os times Enactus. Já temos cinco formados: Campo Grande, Naviraí, Chapadão do Sul e Paranaíba, e todos toparam participar do programa. Dos cinco times em formação, o de Aquidauana também aceitou. Produzimos um material com as principais informações sobre a Enactus e a nossa proposta, que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para uma série de ações que podemos desenvolver em termos de empreendedorismo social”, explica o professor da Escola de Administração e Negócios e coordenador dos Times Enactus, Geraldino Carneiro de Araújo.

Para o professor Geraldino é, ainda, uma oportunidade de mostrar aos alunos do ensino médio um pouco mais sobre as ações de extensão desenvolvidas pela UFMS. “Queremos divulgar mais a extensão, mostrar que há muito mais coisas acontecendo. Os alunos entendem que há ensino, mas eles precisam também entender que eles podem se envolver com a comunidade, além de desenvolver pesquisa. Também levamos um material sobre a Dides para divulgar as ações de sustentabilidade”, diz. “Entendemos que essa ação é estratégica para integrar o Time Enactus em Campo Grande, já que trata-se de algo novo para a UFMS, mas que deve gerar importantes frutos para a Universidade e para a comunidade”, destaca.

A acadêmica de Administração Bruna Renata Rodrigues da Silva participou das atividades em Campo Grande. “Recebi o convite para representar a UFMS e o Time Enactus na ação. Fazer parte desse movimento é incrível para ensinar as pessoas, mostrar a importância da sustentabilidade, os inúmeros projetos, ações e atividades que a UFMS possui, como oportunidades para desenvolver e capacitar melhor os acadêmicos. Envolver os alunos das escolas nesta ação, foi poder demonstrar o compromisso da Universidade com temas relevantes para a nossa sociedade no âmbito social, econômico e ambiental!”, comenta.

“Em Aquidauana, realizaremos a ação do Vem pra UFMS junto da Escola Estadual Cândido Mariano. Além de mostrar as ações realizadas pela nossa Universidade, também é uma oportunidade de fomentar nos estudantes do ensino médio a curiosidade pelo ambiente universitário e o interesse em ingressar na Instituição. A receptividade ao convite feito pela UFMS foi ótima e nossa expectativa é impactar positivamente estes jovens, demonstrando nossos esforços em sustentabilidade, pesquisa, ensino, extensão, empreendedorismo e inovação”, fala a diretora do Câmpus de Aquidauana e responsável pelo time Ana Graziele Lourenço Toledo. Lá as ações acontecem em 29 de junho e contam com a participação de quatro acadêmicos. 

Em Paranaíba, a programação especial do Vem pra UFMS será realizada na Escola Estadual Wlandislau Garcia Gomes, em 29 de junho. Ainda no mesmo dia, serão realizadas ações nas Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, em Corumbá. Nos dias 29 e 29, o time Enactus do Câmpus de Nova Andradina desenvolve a atividade na Escola Estadual Professora Nair Palácio de Souza. E nos dias 27 e 28 de junho, os times dos câmpus de Naviraí, Três Lagoas e Coxim, levam a ação para as escolas estaduais Presidente Médici, Luiz Lopes de Carvalho e Viriato Bandeira.

Times Enactus

O programa de extensão Times Enactus UFMS – desenvolvendo e fortalecendo o empreendedorismo social em Mato Grosso do Sul desenvolve ações envolvendo as comunidades locais que são os pontos centrais da iniciativa. O objetivo é implementar os times em todos os câmpus. 

A Enactus é um movimento mundial que nasceu nos Estados Unidos e que tem como foco as ações de empreendedorismo social desenvolvidas por estudantes. “No país ele surgiu em 2012 como ‘Enactus Brasil’ e é uma rede que envolve além dos estudantes, professores, líderes organizacionais e uma organização em si que é o ‘Escritório Enactus’, que dá suporte a toda ação”, explica o professor Geraldino. 

“O Time Enactus está aberto para inscrições de acadêmicos de qualquer curso de graduação e pós-graduação. Nas unidades nas quais já há times formados, como Campo Grande, ainda estamos integrando novos participantes. O time de professores está certo, mas também aceitamos colaborações de outros docentes e técnicos”, reforça o professor. Para se inscrever, basta clicar aqui.

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Equipe Time Enactus