Estudantes do Campus de Três Lagoas recebem bolsa para curso em universidade dos EUA

Estudantes dos cursos de Letras Português/Inglês do Campus de Três Lagoas (CPTL) foram contemplados com bolsas de estudo para curso de Metodologia de Ensino de Inglês, oferecido pela Universidade de Maryland, Baltimore, nos Estados Unidos. As aulas, que iniciaram no dia 13 de abril seguem até 21 de junho deste ano e são realizadas por meio da Educação a Distância (EaD) com alunos de diferentes países.

No total foram 60 bolsas distribuídas no Brasil e três contemplaram estudantes da UFMS. Em um primeiro momento eles participaram do projeto de ensino de graduação “Formação em tempos de pandemia para professores em Mato Grosso do Sul” e ao término foram indicados para receber as bolsas de estudo para o curso oferecido pela Universidade dos Estados Unidos.

Conforme o coordenador do projeto, professor Fabrício Ono, o curso na Universidade de Maryland foi uma oportunidade que surgiu a partir da participação dos acadêmicos no projeto de ensino e graduação, realizado em 2020, com apoio da embaixada norte-americana, por meio do Regional English Language Office (Relo Brazil), no CPTL. “É um curso focado especificamente em metodologia de ensino de inglês. Além desse conhecimento, eles têm a oportunidade de estudar com pessoas do mundo inteiro, estabelecendo outros diálogos, outras discussões”, disse.

Fabrício destacou o quanto o mercado de trabalho é promissor para os professores da língua inglesa. “É um mercado em ascensão, professores bem formados não ficam sem emprego”, afirmou.

O estudante Caio Eduardo Pereira Chaves acredita nas possibilidades de mais reconhecimento e valorização, além de grande experiência pessoal. “É muito gratificante poder participar de um curso como este, quero compartilhar tudo o que estou aprendendo. Para mim, a experiência está sendo incrível”, declarou Caio, que concluiu no fim do ano passado o curso de Letras no CPTL.

Mariana dos Santos Freitas cursa o 5º período de Letras Português/Inglês e destacou o quanto a oportunidade de estar em contato com estudantes de diferentes países enriquece o processo de formação. “Métodos novos e eficazes fazem toda a diferença no ensino. Esta oportunidade contribui para o desenvolvimento profissional e aprimora nossas práticas”, contou.

Para o estudante Kauê Mavirá Kamaiorá Gomes, o curso trouxe ainda mais entusiasmo no processo de formação. “Foi uma grande surpresa e me motiva ainda mais. É uma oportunidade incrível poder compartilhar ideias com professores do mundo inteiro”.

Esta foi a primeira vez que o projeto de ensino de graduação foi realizado com fomento externo, viabilizado pela Relo Brazil, conduzido pela professora Holly Arnold.

O principal foco, segundo pontuou o professor Fabrício Ono foi preparar os futuros professores para desenvolverem suas aulas diante das adversidades que surgiram com o cenário de pandemia. “Não tínhamos ideia de como seria essa pandemia, por quanto tempo, então pensamos sobre a formação de professores de língua estrangeira, no caso inglês, diante desse cenário de imprevisibilidade. Penso que demos um passo à frente”, contou.

Na avaliação do professor, a realização de aulas em ambiente virtual exige conhecimento e domínio de diferentes questões. Além da didática, que precisa se adequar ao ensino remoto, é necessário conhecimento sobre as ferramentas que podem ser utilizadas para que a experiência ensino-aprendizagem seja satisfatória. “Não se trata de trazer a sala de aula para a tela do computador. É mudar paradigmas sem perder a relevância”, afirmou.

Texto: Christiane Reis

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