Estudantes da Esan, Fach, Infi, Inma e Inqui celebram conclusão de ciclo em cerimônia de colação de grau

Estudantes da Escola de Administração e Negócios (Esan), da Faculdade de Ciências Humanas (Fach) e dos Institutos de Física (Infi), de Matemática (Inma) e de Química (Inqui) colaram grau na tarde desta quarta-feira, 3. A terceira cerimônia do calendário de celebrações foi realizada no formato remoto, pelo canal da TV UFMS, e reuniu 117 formandos.

O reitor Marcelo Turine abriu a sessão solene com parabenizações aos formandos. Para ele, os estudantes representam o futuro do Mato Grosso do Sul e do país. “Que vocês possam aplicar um pouco do que vocês aprenderam, da transformação social que passaram, na vida profissional”, aconselhou.

A vice-reitora Camila Ítavo comentou sobre a aprendizagem mútua, na qual tanto os estudantes quanto os professores tiveram que se adaptar às aulas remotas em meio à pandemia. “Cada um sabe o quanto batalhou para chegar até aqui, vocês sabem como foi desafiador, mas que vocês nunca esqueçam da importância de comemorar”.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação desejou que os formandos se sintam realizados em suas profissões.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo, desejou sorte e felicidade aos formandos. “Que vocês se realizem, como eu sou realizada aqui na UFMS. Quero externar meu muito obrigada a todos vocês, porque só estamos aqui por vocês, estudantes. Que vocês realizem seus sonhos e façam o bem, porque essa corrente não tem erro”, recomendou.

O professor Adriano Marcos Ribeiros Figueiredo foi escolhido como paraninfo da turma de Ciências Econômicas e fez um discurso em nome de todos os homenageados. “É fundamental que tenhamos essa geração de formandos focados em serem bons profissionais e determinados a contribuir com a nossa sociedade. Estou muito honrado de estar aqui, é uma gratidão muito grande ver essa realização, que não é só de vocês formandos, mas de toda a comunidade acadêmica”.

O diretor da Esan, José Carlos de Jesus Lopes, reforçou que a Universidade cumpriu com a sua missão de formar novos profissionais. “Espero que, ao retorno à sociedade, eles possam cumprir com a sua missão do desenvolvimento da paz, solidariedade e do bem estar da população. Eu parabenizo cada um de vocês”, disse.

Para a diretora da Fach, Vivina Dias Sol Queiroz, o momento é de alegria e emoção por participar deste marco tão importante. Ela enfatizou que, mesmo formados, os estudantes serão sempre da UFMS. “Vocês deixarão, aqui, gravados, os nomes de vocês”.

O diretor do Infi, Além-Mar Bernardes Gonçalves, aproveitou a oportunidade para parabenizar também os professores, que se dedicaram para possibilitar a formação dos estudantes, em meio ao período de pandemia. “Nesses dois anos, eles tiveram que vencer barreiras e desafios”. 

Diretor do Inma, Bruno Dias Amaro, chamou a atenção para os desafios vividos por cada um dos formandos. “Mesmo com as adversidades, hoje temos novos profissionais formados por uma das melhores universidades do país e do mundo. Estamos colocando no mercado de trabalho excelentes profissionais”.

Por fim, o diretor do Inqui, Carlos Eduardo Domingues Nazario, destacou a animação dos formandos. “Observei o brilho nos olhos dos nossos, agora, egressos. Eu espero que vocês continuem com esse brilho no novo ciclo que se inicia”.

O estudante Daniel de Oliveira Silva fez o discurso em nome de todos os formandos.

A estudante de Turismo Libini Suelen Bial da Silva Pache representou todos os concluintes e fez a leitura do juramento durante a cerimônia. O estudante de Química Daniel de Oliveira Silva fez discurso em nome dos formandos e agradeceu a todos que contribuíram para a caminhada, como pais e familiares, professores e técnicos. “Foram muitos estudos, trabalhos e pesquisas, foram horas valiosas. Hoje estamos aqui, alcançando essa meta, traçada anos atrás. Saímos com o diploma em mãos, mostrando que estamos prontos e capazes para atuar como profissionais no mercado de trabalho”.

A cerimônia de colação de grau reuniu estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Turismo, Tecnologia em Processos Gerenciais, Ciências Sociais, Filosofia, História, Psicologia, Física, Matemática, Química e Bacharelado em Química Tecnológica.

Em breve, os formandos poderão ter acesso à versão digital do diploma. As unidades também disponibilizarão a versão física do documento. 

Texto: Mylena Rocha