Esplanada do Morenão tem noite de música, dança e comidas típicas com o Arraiá UFMS 2024

O Arraiá UFMS 2024 da Cidade Universitária foi marcado pela alegria, com atrações musicais, dança e barracas de comidas típicas na noite desta sexta-feira, 16, na Esplanada do Morenão. Estudantes, servidores e a comunidade externa prestigiaram a festa e contribuíram com a arrecadação de alimentos não perecíveis destinados às instituições filantrópicas parceiras da Universidade. 

A vice-reitora Camila Ítavo pontuou que o Arraiá já é uma festa tradicional no calendário da UFMS e celebra a recepção da comunidade para o segundo semestre letivo. “É a recepção que escolhemos, todos nós gostamos de realizar e de participar. É um momento que a gente exerce a nossa solidariedade, ajudando as entidades que são cadastradas por meio de edital e que nós conseguimos iluminar todos os projetos de centros acadêmicos, de atléticas, de equipes de competição, de cursos e de unidades, que comercializam nas barraquinhas e, principalmente, temos essa integração que é tão bacana”, disse.

Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, a festa promove um momento de conexão com a cultura brasileira. “Nós temos uma tradição que remonta ao tempo da colônia de festejos juninos. Ela ficou muito forte no Nordeste brasileiro e nos interiores onde você tem educação jesuítica. Aqui na nossa região, a festa que é chamada de festa junina é muito forte e a gente tem essas comemorações até agosto, que é o que estamos vivendo aqui agora. É muito importante a gente se conectar culturalmente às nossas raízes, ouvir uma música. Temos hoje aqui um forró de primeira, é muito legal a gente poder realmente viver isso”. 

As comidas típicas e brincadeiras foram organizadas por pessoas da comunidade universitária. O sonho de participar de um congresso internacional motivou os estudantes do projeto de extensão Sabores do Cerrado, do Instituto de Biociências, a comercializarem doces. “Nossa proposta é arrecadar recursos para ir para Colômbia, em Bogotá, para o Congresso Latino-Americano de Ensino de Biologia e Educação Ambiental. Lá, vamos oferecer um minicurso sobre plantas nativas do Cerrado, que envolve principalmente as receitas de sequilhos, cookies e também outros alimentos derivados das nossas frutas do Cerrado. A proposta é divulgar também a nossa Universidade e os sabores e frutos nativos”, explica o estudante de Ciências Biológicas Maykon Lopes. 

A estudante da Faculdade de Direito e representante do Centro Acadêmico Jorge Eustácio Frias, Bárbara Thaís Pereira, explicou que a iniciativa da barraca é para arrecadar valores para as futuras ações do projeto. “Nós hoje aqui estamos pra vender arroz carreteiro e bebidas e o dinheiro e vai para nossas atividades também com o público externo, para de alguma forma contribuir para a sociedade, como os júris simulados, eventos com a Ordem dos Advogados do Brasil, palestras e aulas inaugurais, então é tudo voltado pra isso”. 

O projeto Conhecendo a Engenharia de Alimentos, responsável pela barraca de cachorro quente, também com opção vegana, buscava confraternizar e divulgar o Curso de Engenharia de Alimentos para a comunidade. “Nós vimos a oportunidade de estar vinculados a uma ação da Universidade, de trazer o Curso de Engenharia de Alimentos, trazer os nossos estudantes para esse momento de confraternização dentro da Instituição e também para as pessoas da própria Universidade conhecerem o nosso curso”, comenta a professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Thaisa Balbinoti. 

O casal Doraci Pereira Martins e Elias Martins de Moura participam da Universidade Aberta à Pessoa Idosa e aproveitaram para experimentar comidas de diferentes barracas e comemorar uma boa notícia. “Nós gostamos de passear, de curtir as festas e já conhecemos a banda que irá tocar. Hoje, graças a Deus, saiu a aposentadoria dela e a gente está curtindo esse momento especial aqui. Está bem organizado, já comi coxinha, carreteiro, tudo bem gostoso”. 

A festa teve o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A música ficou por conta da banda de forró Flor de Pequi, do músico Heider Barbosa e do DJ Todi. 

O Arraiá UFMS 2024 faz parte da campanha Eu Respeito e continua hoje no Câmpus de Coxim, no dia 22 de agosto é realizado no Câmpus de Naviraí e encerra a programação no dia 30 de agosto no Câmpus de Nova Andradina. 

Texto Rúbia Pedra e Nélida Navarro 

Fotos: Rúbia Pedra