Quem sempre sonhou estudar ou se aperfeiçoar na música tem uma oportunidade na UFMS. A Escola de Música abriu 442 vagas para o aprendizado, que inclui tanto o estudo de instrumentos como a participação em coros e a introdução à teoria. As inscrições já estão abertas e seguem até quarta-feira (10).
As atividades serão coordenadas por professores do curso de Música, enquanto as aulas serão ministradas por estudantes bolsistas e por professores cedidos pela Secretaria Municipal de Educação. Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes, a iniciativa é um excelente exemplo do que é a extensão.
“A Escola de Música faz a mediação entre a discussão acadêmica, o ensino e as demandas da comunidade. Neste sentido, ela é a extensão por excelência, ou seja, recebe a demanda da sociedade e, ao mesmo tempo, atende a essa necessidade”, explica.
As oportunidades são para o ensino coletivo de cordas friccionadas, madeiras, metais, percussão, instrumentos de orquestra, violão, participação em coros e teoria musical. Cada modalidade possui horários de aula e pré-requisitos diferentes, que podem ser conferidos no edital. Para participar, os candidatos devem possuir seus próprios instrumentos.
Como participar?
As inscrições serão feitas mediante o preenchimento e envio do formulário, disponível na página da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece). No caso das vagas de nível intermediário, os candidatos deverão enviar um vídeo executando uma peça, para demonstrar suas habilidades.
Os selecionados deverão pagar uma taxa única de matrícula no valor de R$ 50. Para as turmas do Grupo Vocal CanteMus e do PCIU!New não há cobrança de taxa.
O resultado do processo seletivo será publicado na quinta-feira, 11. A matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada será realizada entre os dias 18 e 21 de agosto. As aulas ocorrerão nos prédios do curso de Música na Cidade Universitária, entre os meses de agosto e dezembro.
Texto: Mylena Rocha