Esclarecimento sobre a notícia “UFMS preenche apenas 57% das vagas ofertadas”

A respeito da reportagem “UFMS preenche apenas 57% das vagas ofertadas”, publicada hoje (9/5) pelo Correio do Estado, mais uma vez, a UFMS esclarece que as informações são inverídicas e que os números descritos são improcedentes.

Em relação ao ingresso de calouros, em 2017 de um total de 5.265 vagas em 114 cursos de graduação em dez municípios do estado, 5.054 foram ocupadas, totalizando 96% das vagas ofertadas, sendo que em 2016 essa taxa foi de 90%, bem diferente do apresentado na matéria.

A UFMS tem uma política de reoferta de vagas em decorrência da desistência ou transferência de alunos. Em 2016, 5.625 vagas foram reofertadas, com 571 ingressantes. As vagas reofertadas não preenchidas em 2016 foram reofertadas mais uma vez em 2017, com ingresso de 1.444 alunos, ou seja, houve aumento entre 2016 e 2017 de ocupação na reoferta de 252%, em função de estratégias como unificação dos editais de transferência externa, refugiados e portadores de diploma, bem como isenção de taxas de inscrição e simplificação dos procedimentos para inscrição e seleção.

A UFMS sempre fará essa oferta de modo a cumprir sua principal missão, que é o atendimento cada vez maior da sociedade.

Assim como na informação inverídica do ingresso de calouros, o periódico equivocou-se mais uma vez em relação à reoferta de vagas, porque efetuou a soma das vagas reofertadas em 2016 e em 2017, acarretando em duplicidade. Há de se destacar que a UFMS, quando instada na semana anterior à publicação, esclareceu ao periódico que o cálculo de vagas reofertadas deveria ser corrigido e ser feito de forma separada para cada ano, para não haver dupla contagem de vagas.

Para estimular a permanência dos alunos, a UFMS concede vários auxílios e bolsas. Em 2017, 4.847 acadêmicos foram beneficiados. Em 2018, a UFMS tem orçamento de R$ 14,9 milhões destinados ao PNAES – Plano Nacional de Assistência Estudantil. Neste ano, além dos auxílios que foram mantidos desde 2017, foram criadas 524 novas vagas, dentre auxílios alimentação; auxílios creche; auxílios moradia e auxílios permanência, dentre outros, com distribuição proporcional entre todos os campi.

A UFMS lamenta profundamente a divulgação de informações distorcidas e incorretas, que pode causar incerteza em relação ao sério trabalho realizado pelos professores e técnicos da Instituição, além dos alunos que fazem da UFMS um sonho realizado para transformar vidas e realidades.