Equipe do Pronto Atendimento Pediátrico customiza brinquedos para crianças em tratamento no Hospital Universitário

A equipe do Serviço de Nefrologia Pediátrica do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), realizou a distribuição de bonecos personalizados que possuem cateteres para as crianças que sofrem de doenças renais crônicas. Os brinquedos foram idealizados pela enfermeira Flávia Nantes Fausto e a técnica de enfermagem Jackeline Braga Maciel, ambas realizam atendimentos no Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital e decidiram customizar brinquedos para que os pacientes ficassem calmos durante os procedimentos.

O primeiro brinquedo customizado foi o Hulk, a pedido do paciente João Guilherme dos Santos, de 5 anos, que retornou para as sessões de diálises. Em um dos atendimentos, a criança disse aos enfermeiros que gostaria que sua barriga fosse igual do personagem. “A enfermeira Ligia pediu para que fossem colocados bonecos com as crianças da diálise e fizemos o Hulk, conforme as orientações que nos foi dada. Inserimos cateter de diálise peritoneal igual ao que o João usa, além desse brinquedo customizamos também a Ladybug com cateter de hemodiálise”, explica Flávia.

Os bonecos permanecem com as crianças durante toda a sessão. Para eles, a sensação é de companhia e superação. “Isto resume o trabalho da enfermagem na nefrologia pediátrica, acolhimento, empatia e muito amor com nossos pequenos. Indispensável em nossa prática clínica”, agradece o chefe da Unidade da Criança e do Adolescente, Oreste Angelo Ferra Neto, que também é apoiador da ideia.

O processo de diálise exige do paciente cerca de seis horas e não é permitido sair, nem ficar em pé, um processo desafiador para os pacientes pediátricos. É necessário a inserção de cateter de forma cirúrgica, que muitas vezes é desconfortável e deixa os pacientes limitados em suas ações.

A diálise é um procedimento artificial que remove os resíduos e a água em excesso no sangue. As duas principais formas de diálise são a diálise peritoneal e a hemodiálise. A hemodiálise acontece fora do organismo, enquanto que a diálise peritoneal ocorre no interior.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação Humap-UFMS/Ebserh