Encontro nacional do Cogecom debate a comunicação em rede de saberes e fazeres

Com o tema Comunicação universitária em rede de saberes e fazeres, o 9º Encontro Nacional do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom) será promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O evento será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto e irá abordar o combate à desinformação, radiodifusão em rede, desafios à plataformização para a comunicação pública, além da construção do plano de trabalho do Cogecom para 2025.

Segundo a diretora do Colégio e da Agência de Comunicação Social e Científica da UFMS, Rose Mara Pinheiro, o evento irá reunir cerca de 100 pessoas de 60 instituições de ensino superior das cinco regiões do País, entre gestores, servidores, colaboradores e estudantes da área de comunicação das universidades. “O principal ponto trabalhado pelo Cogecom junto a Andifes é a defesa e o fortalecimento das instituições federais de ensino superior. Trabalhamos para mostrar para toda a sociedade o que as universidades fazem, como elas fazem, a contribuição que vai além da formação profissional e acadêmica. Trazer para a sociedade como um todo a missão das universidades, mostrando ali o papel na ciência, na saúde, a cultura, no esporte, na extensão e em todas as áreas”, destaca.

No dia 28, às 9h30 (horário de Brasília), o assessor do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Victor Carnevalli Durigan, será responsável pela conferência de abertura A experiência do STF no Combate à Desinformação.

No dia 29, a professora da UFC Helena Martins ministra a conferência Desafios à plataformização para a comunicação pública no período da manhã. O último dia de evento é marcado por uma visita técnica às instalações da Secretaria de Comunicação, da Assessoria de Comunicação Institucional e da UnB TV; pela construção do plano de trabalho do Cogecom para 2025; e pela plenária para prestação de contas da atual gestão, bem como para eleição da nova diretoria.

“[A programação] é bacana, porque traz um retrato do que tem sido feito nesse fortalecimento das instituições, visando o tema desse encontro, que é essa rede de saberes, de compartilhamento. Quando a gente fala ali da radiodifusão, é como que as instituições, as universidades, vêm trabalhando com o seu conteúdo das emissoras educativas, das rádios e das TVs universitárias. Agora, com essa perspectiva de expansão junto a Empresa Brasileira de Comunicação, é importante a gente discutir e alinhar esse desafio”, explica a diretora da Cogecom. “Nós temos também trabalhado com a divulgação científica, com o combate à desinformação, tudo isso nessa perspectiva de mostrar para a sociedade a importância das universidades, o que elas fazem e como que nós podemos estar mais próximo da nossa comunidade e da sociedade como um todo”, complementa.

O encontro também terá painéis de apresentação das atividades das universidades e da comunicação da Andifes. A UFMS levará a experiência da construção da campanha institucional multiplataforma para celebração do aniversário da Universidade, que reúne a página UFMS 45 anos, a exposição interativa, o videocast e os conteúdos da campanha Como a UFMS faz parte da sua vida?, veiculados no portal da UFMS, na TV UFMS, na Rádio Educativa UFMS 99.9, nas mídias sociais institucionais e na Revista Candil.

“Nós sabemos a diferença de equipes. Temos universidades que têm uma estrutura robusta e temos universidades ainda iniciando nessa estrutura de comunicação. Então, é muito importante essa troca, trazer ali essa ideia de como podemos atuar em rede e também diminuindo as diferenças nesse sentido de misturar os eixos, […] ter representatividade da região Norte, Nordeste, Centro-Oeste e não ficar só, em termos de mídia, no Sudeste e Sul, que são as universidades centenárias e que obviamente têm uma estrutura e uma influência maior junto às comunidades”, finaliza Rose.

A programação completa pode ser conferida na página do evento, com transmissão no canal da Andifes.

Cogecom

O Cogecom foi criado em 2016 e tem como principal objetivo assessorar a Andifes na área de comunicação. Desde sua criação, o Cogecom realiza encontros anuais onde são debatidas políticas nacionais de comunicação social para construção conjunta de ações entre as universidades federais; políticas de cooperação entre as instituições envolvidas, com vistas à transformação do modelo de comunicação universitária; valorização da comunicação pública no ambiente das universidades com ênfase em princípios como transparência, diálogo com a sociedade, o interesse público, entre outros.

Texto: Thalia Zortéa