Educativa UFMS lança Programador 99 para comemorar aniversário de cinco anos

A Educativa UFMS completa cinco anos este mês e para celebrar foi lançada a seleção “Programador 99.9”, que dá a chance dos ouvintes participarem da grade de programação da rádio.

É possível participar de duas maneiras: gravando uma mensagem de áudio com até trinta segundos desejando feliz aniversário para a Educativa UFMS e sugerindo uma playlist de 12 músicas que o participante deseja ouvir na 99.9 FM. O envio deve ser pelo WhatsApp, para número (67) 99697-9990, até 23 de junho.

“Nós pensamos em inserir o ouvinte nesse momento de festa, de alegria, então nasceu a ideia do Programador 99.9, uma possibilidade do ouvinte ouvir a sua playlist preferida na programação da ‘rádio dos melhores ouvintes’. É uma forma de agradecer e comemorar o aniversário da nossa Rádio Educativa”, diz Rose Pinheiro, diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom).

Serão sorteadas até sete playlists e 25 áudios de felicitação, e os criadores das playlists aprovadas participarão do sorteio ao vivo no dia 24 de junho. Atenção: é necessário que as submissões respeitem as regras do edital da seleção.

Cultura, informação e ciência

Em 21 de junho de 2016 a Educativa UFMS foi inaugurada e entrou ao ar com transmissão experimental e grade de programação completa. Meia década depois, a emissora segue veiculando músicas, informação, utilidade pública e pluralidade educativo-cultural. A 99.9 FM também tem o importante papel de divulgar à sociedade a produção técnico-científica da Universidade.

“Comemorar cinco anos da Rádio Educativa UFMS é muito significativo, porque mostra essa história construída de uma maneira tão bonita e tão sólida por inúmeras pessoas, com o apoio e articulação do reitor Marcelo Turine e da vice-reitora Camila Ítavo, que lideraram esse processo de formalização junto a Empresa Brasil de Comunicação e desde o início têm estimulado o crescimento da rádio e da audiência, e estimulado o fortalecimento da emissora no cenário de Mato Grosso do Sul. Nesses cinco anos, muitos profissionais ajudaram e ajudam a consolidar a emissora, e aí é uma contribuição com talento, com dedicação, com o profissionalismo, com a audiência e eles fortalecem a rádio dessa maneira, com qualidade em todos os aspectos”, afirma Rose.

A Educativa UFMS também é possível por conta da participação da comunidade universitária. “Nós temos muitos parceiros, mas são professores, pesquisadores, técnicos e estudantes que nos ajudam diariamente na produção de notícias e mesmo na sugestão de músicas e de programas. Outro apoio fundamental é do Conselho Consultivo, que tem definido as estratégias, apoiado a programação e principalmente mantendo esse caráter educativo da nossa rádio, e ele é formado por representantes importantes da nossa Universidade, das pró-reitorias, dos cursos de Jornalismo e de Música, e do DCE”, ressalta a diretora.

No site educativa.ufms.br é possível acompanhar a programação ao vivo e ouvir os programas na íntegra após terem sido veiculados.

Texto: Leticia Bueno