Edital seleciona bolsistas e voluntários para ações de extensão na UFMS

Estão abertas as inscrições de propostas para os programas de bolsistas e voluntários de extensão da UFMS. Os estudantes interessados podem procurar professores extensionistas para elaborarem um plano de trabalho, que deve ser apresentado até o dia 31 de março.

Os programas buscam a valorização do estudante, com fortalecimento da vivência acadêmica e a integração da extensão com os cursos de graduação. O pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Marcelo Fernandes, destaca que as ações proporcionam aos acadêmicos a oportunidade de exercer a teoria na prática.

“O interessante é que o estudante vai ganhar uma bolsa para estudar. Não só para estudar, mas para aprender com a prática daquilo que você tem de conteúdo teórico no seu curso de graduação, nas suas disciplinas. É muito interessante e muito importante para a vida acadêmica”, ressalta.

A bolsa de extensão é um auxílio financeiro no valor mensal de R$ 400 e, em contrapartida, os estudantes devem se dedicar às ações em uma jornada de 20 horas semanais. Conforme o edital, os interessados devem procurar os coordenadores de projetos e cursos de extensão.

São os professores que farão a inscrição dos planos de trabalho junto ao Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigProj). No ato da submissão, o coordenador deverá justificar a necessidade da bolsa e seu impacto na ação de extensão, além de anexar o plano de trabalho do bolsista.

“O estudante pode construir o plano junto com o professor, ele deve pedir a ajuda. O docente, uma vez com esse documento, vai inserir o plano de trabalho no Sigproj. A gente vai fazer uma avaliação, ranquear esse plano de trabalho aqui na Pró-reitoria e, muito provavelmente, tudo dará certo e ele ganhará uma bolsa de extensão”, explica o pró-reitor.

Em caso de não aprovação, o candidato ainda pode participar do programa de voluntários de extensão. Para isto, o interessado deve encaminhar um plano de trabalho específico, de acordo com o edital. Seja como bolsista ou voluntário, os deveres continuam os mesmos: os estudantes devem participar das reuniões e ações promovidas pela Proece, elaborar um relatório final em conjunto com o coordenador, além de planejar e elaborar apresentação dos resultados no Integra UFMS 2022.

Confira mais detalhes no edital:

Download (PDF, 527KB)

Texto: Mylena Rocha