Momento da palestra com os Gestores da administração central da Rede Ebserh/MEC junto às chefias do Humap

Ebserh/MEC inicia estudo para dimensionamento da área administrativa do Humap-UFMS

O hospital foi selecionado para participar do projeto-piloto na categoria tipo II

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh/MEC) recebeu, na última quinta-feira (02/06/2022),  colaboradores da administração central da Rede Ebserh/MEC (Rodrigo Augusto Barbosa – Diretor de Gestão de Pessoas, Mauro Márcio Figueiredo de Oliveira – Coordenador de Planejamento de Pessoal e Ana Paula Santos de Lima – Chefe do Serviço de Dimensionamento e Monitoramento) para iniciar o projeto- piloto de construção de uma metodologia de dimensionamento da força de trabalho necessária para as áreas administrativas.

O projeto possibilitará a identificação dos processos executados nas referidas unidades funcionais, a definição de parâmetros de produtividade (indicadores) para esses processos, a comparação da demanda e da produtividade das unidades em diferentes hospitais, a criação de parâmetros de dimensionamento da força de trabalho baseados na capacidade média de produtividade da rede e o estabelecimento de um método que possa ser replicado para as demais áreas administrativas dos hospitais da Rede Ebserh.

Foram realizadas visitas às instalações, além de palestra de apresentação junto às chefias e reuniões em alguns setores.

Ana Paula Santos de Lima, Chefe do Serviço de Dimensionamento e Monitoramento, explicou que uma consultoria especializada no tema foi contratada: “ ela desenvolve a Gestão do Desempenho e as Estratégias Organizacionais nas organizações, por meio de metodologias ágeis, de softwares e tecnologias on-line, do desenvolvimento e do fortalecimento das competências de líderes e equipes”.

Para o Coordenador, Mauro de Oliveira esse processo é importante para que haja que a Ebserh e os hospitais atuem de forma integrada: “é necessário tratar a rede como rede. Passar pelos processos, uniformizar, porque existem regulamentos e normas que se aplicam a todos. Com isso o ganho de produtividade só tende a aumentar”.

O diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa também explicou sobre o objetivo do projeto-piloto: “  serão desenvolvidas estratégias de intervenção de curto prazo, capazes de impactar sobre os problemas identificados e de promover as mudanças estruturantes necessárias.”

O superintendente do Humap-UFMS/Ebserh, Prof. Dr. Cláudio César da Silva,  ressaltou a importância do projeto: “ Entendemos a necessidade do dimensionamento para podermos otimizar nossa força de trabalho e os processos de atuação. Sabemos que será uma tarefa intensa, de muita dedicação, mas necessária para melhorarmos”.

Para realização desse projeto- piloto, foram definidas duas áreas: a Gerência Administrativa e a Gerência de Ensino e Pesquisa. A expectativa é validar a metodologia até o final deste ano.

 

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

exto e foto: Assessoria de Comunicação do Humap-UFMS